António Lacerda explica o que está a mudar na estratégia promocional da ARPT do Alentejo em Espanha
Primeiro mercado externo no Alentejo, Espanha tem vindo a ser alvo de um forte trabalho promocional por parte da ARPTA que tem dado frutos, tendo sido ultrapassados os números de 2019. Mas o Alentejo quer fazer mais e melhor e quer apostar em novos nichos, como avançou António Lacerda, diretor executivo da ARPTA, em declarações à imprensa, na FITUR.
Em conversa com os jornalistas durante a FITUR, em Madrid, António Lacerda afirmou que o trabalho do Alentejo no mercado espanhol, ano após ano, tem dado frutos. A confirmá-lo está o facto de, desde Janeiro a novembro de 2023 o turismo espanhol ter crescido “em dormidas, 18,4% face ao ano de 2022 e comparado com 2019 o crescimento foi de 15,6 % ”. Já quanto a receitas, o crescimento global foi de 48,2 %, em relação a 2022, mas o diretor executivo da ARPTA destaca que tão importante quanto isso é também “a subida 33,6% do RevPar da hotelaria”.
Este crescimento mantém os espanhóis como o mercado externo número um para o Alentejo, um peso que leva a ARPTA a investir 40% de toda a verba que aplica na promoção externa.
Na estratégia da ARPTA no mercado espanhol, uma das apostas é, segundo António Lacerda, “levar a visitar o Alentejo, não influenciadores digitais, mas sim influenciadores que sejam pessoas da cultura, da arte, do desporto, que são capazes de fazer opinião”, com o objetivo de “posicionar o Alentejo como um destino para onde vão as pessoas que têm bom gosto”.
Neste sentido, explicou, vão ser organizados eventos na região para “promover nichos específicos que o Alentejo tem para oferecer e que nos permitam atingir públicos-alvo que serão previamente identificados”. A propósito, o diretor executivo da ARPTA lembrou que “a Espanha não é uma só, são várias “Espanhas”, e nós saberemos dentro de 15 dias, através das OTAs, de onde sai cada turista espanhol que nos visita”.
Évora Capital Europeia da Cultura 2027 vai merecer um trabalho de promoção especial
A ARPTA pertence à comissão executiva que elaborou a candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. Neste âmbito, António Lacerda anunciou que “vai ser criada uma linha de ação especial que vai ser dedicada a “Évora Capital Europeia da Cultura 2027”. É um trabalho que queremos desenvolver desde já, mas de uma forma lenta e progressiva, até porque Évora irá ter a sua própria linha de comunicação”.
Para o mercado espanhol, segundo o diretor executivo da ARPTA “ vamos ter dois canais de comunicação, um deles para promover “nichos”, como o cycling, ou o walking. Não vamos promover Caminhos de Santiago, Rota Vicentina ou TransAlentejo” mas “ iremos promover o nicho da gastronomia e dos vinhos, vamos inclusive levar pessoas influentes aos dois grandes eventos de vinho que a região tem, que são a Vinipax em Beja e ao Évora Wine”. Referiu ainda que “vamos apostar em promover o senderismo no Alentejo, caminhadas no Alentejo numa forma global. no que ao território diz respeito”.