Anthem of the Seas: Um hino à inovação e à criatividade

Não foi a primeira vez que o Tejo recebeu o Anthem of the Seas, segundo navio da classe “Quantum” da Royal Caribbean International. Mas isso não impediu que o voltássemos a visitar, no dia 14 de setembro, para de novo nos deixarmos encantar pelo mundo de sensações e experiências, algumas delas verdadeiras inovações, que oferece ao longo dos seus 348m de comprimento e 18 decks.
Por Fernando Borges
Quando ainda na gare marítima de Santa Apolónia olhamos para o Anthem of the Seas, há dois elementos, para além da sua imponência, que nos despertam a atenção: a Gigi, a colorida girafa mascote do Anthem que no deck mais elevado, junto a uma parede de escalada, parece olhar para Lisboa, e um braço mecânico que tem na sua extremidade uma cápsula de vidro, a “North Star“, que se eleva a 90 metros acima do nível do mar movimentando-se apenas na vertical quando está num porto, proporcionando uma vista panorâmica única sobre a cidade, enquanto em navegação esse movimento acontece numa rotação de 180º para ficar suspenso sobre o mar, criando uma sensação de tirar o fôlego e oferecer uma visão de 360º.


Mas esta não é a única inovação quando o tema é emoção que o Anthem of the Seas trouxe quando foi inaugurado em 2015. É que existe o Ripcord by iFly, um simulador de paraquedismo que se junta a um outro simulador, este já conhecido, o Flowrider, um simulador de surf que nos faz “cavalgar” sobre ondas enquanto olhamos para o mar.
Enquanto estas experiências acontecem ao sabor do sol e da brisa que sopra do mar, no interior do Anthem as novidades no que diz respeito ao entretenimento e diversão acontecem no SeaPlex, o maior e mais emocionante espaço multiusos indoor já desenvolvido no mar, estendendo-se por dois decks, e que durante o dia tanto pode ser um ringue de carrinhos de choque ou de patinagem, escola de circo, campo de basquete, de futebol ou de vólei, para à noite se transformar numa futurista e muito animada pista de dança.
Inovações sensoriais e outras extravagâncias
Mas as principais inovações e novidades apresentadas pelo Anthem não se ficam apenas pelas atividades físicas e entretenimento. Também o palato encontra neste navio com capacidade para 4.905 passageiros e entre 18 possibilidades gastronómicas uma novidade, o Jamie’s Italian, o primeiro restaurante do famoso chef britânico Jamie Olivier em alto mar.



No que diz respeito a pubs, bares e lounges, que se perdem em qualquer contagem que se queira fazer, onde se destaca o Vintage Wine Bar, ponto de encontro dos verdadeiros apreciadores de vinho, oMichael’s Genuine Pub, onde as cervejas artesanais reinam, e o English Pub, onde a música ao vivo dá ritmo aos mais conceituados whiskies escoceses e irlandeses, a novidade chama-se Two70 Bar com as suas janelas que se estendem por dois decks oferecendo vistas amplas e uma visão de 270º durante o dia para à noite receber espetáculos com dançarinos e projeções de imagens através de painéis robóticos num jogo de música, luzes e efeitos especiais em toda a sua superfície, para além de outras extravagâncias multimídia. Uma inovação e novidade apenas ultrapassada pelo que acontece no Bionic Bar onde bartenders biónicos através de dois braços robóticos misturam bebidas pedidas por meio de tablets com tela sensível ao toque para depois as decantarem num copo, tornando este momento numa experiência única.
E são estas as principais inovações do Anthem of the Seas que em 2023 terá uma programação com partidas desde Southampton para realizar itinerários que se repartem entre La Rochelle, Bilbau, Corunha e Le Havre (Paris), e pelos Fiordes Noruegueses. Um navio pensado, desenhado e executado para todas as idades, inaugurando algumas das inovações que passaram a caracterizar os seus “irmãos” da classe Quantum, o Spectrum of the Seas, Ovation of the Seas e o Quantum of the Seas, e que terá a companhia na Europa de um outro “irmão”, o Odyssey of the Seas, que irá realizar cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental a partir de Roma, visitando Nápoles/Capri, Santorini, Atenas, Efesus, na Turquia, e Chania, na ilha de Creta.



O Anthem of the Seas esteve em Lisboa no passado dia 14 de setembro e o Turisver teve a oportunidade de o visitar a convite da Melair, representante em Portugal das companhias de cruzeiro Royal Caribbean International e Celebrity Cruises.