Antes de DiCaprio foram os portugueses que chegaram a Phuket

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) promoveu uma fam trip com vários operadores portugueses. Nuno Anjos, diretor comercial do Viajar Tours foi um dos convidados, e o Turisver falou com ele para saber das suas impressões sobre o destino que recentemente reabriu ao turismo.
Nuno Anjos começou por referir que o objetivo do convite formulado pela TAT aos operadores portugueses foi “mostrar como a principal zona turística do Reino da Tailândia, a região de Phuket, está a reabrir-se ao turismo”. A visita, disse-nos, para além da praia, uma vez que “a região de Phuket tem um pouco de tudo, a começar pelo turismo de natureza, nomeadamente com o trekking que tem muito a ver com a mentalidade atual de proteção do meio ambiente e das espécies animais, neste caso os elefantes”.
Para além da oferta de natureza em terra, a região também é fértil noutro tipo de natureza diferente, que tem a ver com os seus parques naturais e pequenas ilhotas em torno de Phuket. A este nível, Nuno Anjos começa por referir “a praia mais famosa que é Maya Beach, onde foi rodado o filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio e que está integrada num parque natural”.
Outro destaque foi para a oferta cultural, que também é vasta, “desde a presença portuguesa, já que foi pela região de Phuket que os portugueses começaram a entrar no então Reino do Sião e ainda existe parte desse património, nomeadamente o bairro antigo de Phuket”.
Outra das grandes ofertas da Tailândia, que vive também muito em Phuket, são os Spas e o grupo de operadores visitou um “wellness centre muito dedicado à medicina tradicional chinesa e onde, além das massagens, há um grande foco nos tratamentos de longa duração”. Se bem que “todos os hotéis têm centros de massagens, com tratamentos mais simples ou mais elaborados, consoante os casos, este centro de wellness vai muito para além disso, é um tipo de tratamentos muito mais cuidado e dedicado a quem pretende olhar mais para o futuro em termos de saúde”.


Outro atrativo é a gastronomia: “A gastronomia tailandesa é riquíssima”, afirma o nosso entrevistado, avisando no entanto que “riquíssimo é também o poder do picante”, o que significa que “o picante médio para um tailandês poderá ser fortíssimo para um português”, pelo que “o melhor é pedir a comida com pouco picante”. Não obstante “é uma cozinha riquíssima e não houve quem não gostasse”.
Vender a Tailândia para este verão ainda tem condicionantes
Sobre as possibilidades de venda do destino Tailândia este verão, o diretor comercial do Viajar Tours disse ao Turisver que é provável que já se consiga vender, muito embora exista ainda “um entrave”, que reside no facto de “à chegada é obrigatório fazer um teste PCR e, até se receber o resultado, os turistas têm que ir para o quarto de um hotel e aí aguardarem”. O resultado, que em princípio é dado no próprio dia – “o nosso veio no próprio dia e foi-nos dito que essa é a regra”- vem através de uma app, se for verde, podem sair, mas se for vermelho, há que contactar com os serviços de saúde. A partir daí “ficam sujeitos aos procedimentos normais e ficar 10 dias em confinamento”. Para Nuno Anjos ”esta situação poderá fazer com que a Tailândia não venha a ter ainda este ano os números de outras épocas”.
Quanto à relação preço-qualidade do destino, o nosso entrevistado sublinha que Phuket “tem hotelaria para todos os gostos e carteiras, desde os hotéis mais simples aos de luxo” o que faz com que seja “um destino competitivo”, ainda mais agora que “como está a precisar de turistas, está a fazer algumas campanhas”.
Para além do Viajar Tours, seguiram neste viagem representantes dos operadores Lusanova, Image Tours, Solférias, Soltrópico e TUI.


