ANA compromete-se a investir “vários milhões de euros” nos aeroportos açorianos
Avançar com um investimento de “vários milhões de euros” na melhoria das condições dos aeroportos de Ponta Delgada e da Horta foi o compromisso deixado pelo presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, numa reunião com Berta Cabral, nos Açores.
Em reunião, na passada quinta feira, com a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, o presidente da Comissão Executiva da ANA- Aeroportos de Portugal, comprometeu-se a avançar com a ampliação do Aeroporto de Ponta Delgada (ilha de São Miguel).
Thierry Ligonnière respondia, assim, às preocupações levantadas por Berta Cabral relativamente aos aeroportos da ANA da Região e, em particular, ao Aeroporto de Ponta Delgada que, segundo afirmou a governante, necessita “imperiosamente” de ser dotado de melhores condições.
Em declarações aos jornalistas à saída da reunião, Berta Cabral referiu que “o aeroporto de Ponta Delgada está extremamente congestionado, sobretudo a aerogare”, uma situação que a levou a manifestar ao presidente da ANA “o desagrado relativamente à situação que se vive hoje neste aeroporto, com muita exiguidade de espaço, em que é preciso criar outras condições para termos a qualidade de serviço que uma Região como a nossa, certificada, com o Turismo a crescer, tem de oferecer a quem” visita os Açores.
Em resposta a estas preocupações, Thierry Ligonnière, afirmou que deverão arrancar até final deste ano intervenções para melhoria do conforto dos passageiros, seguidas, nos próximos anos, de obras faseadas de ampliação da pista e aerogare, representando um investimento de “vários milhões de euros”.
Em declarações aos jornalistas no final do encontro, o presidente da ANA, esclareceu que há intervenções que vão ser feitas “no curto prazo”, ao nível das condições do conforto, para darem “um ar mais simpático, mais agradável” e também “mais funcional” ao aeroporto antes da realização das “intervenções maiores”.
Sobre estas “intervenções maiores”, Thierry Ligonnière precisou que “o que se prevê e o que nós mostrámos ao Governo Regional é uma ampliação do aeroporto de Ponta Delgada para cima, vamos criar um piso adicional para cima”, adiantou, admitindo que há também opções de ampliar para a “placa de estacionamento dos aviões ou ao lado do terminal”.
Berta Cabral disse ainda ter sido abordada durante o encontro com o presidente da ANA, a ampliação do aeroporto da Horta e as beneficiações no aeroporto de Santa Maria e das Flores.
No caso do aeroporto da Horta (ilha do Faial), segundo o presidente da ANA, a intervenção será também de “vários milhões de euros” e inclui “o aumento parcial da pista” e o “rejuvenescimento do terminal”.
Foto: SRTMI