AM Porto lança projeto “Porto Region” para agregar toda a oferta turística da região
Apresentado publicamente na passada quinta-feira, 11 de julho, na Maia, o projeto “Porto Region – Perfeito para Cada Estado de Espírito” visa estruturar a oferta turística dos 17 municípios de forma integrada e complementar, promovendo um único destino turístico.
O projeto “Porto Region” pretende organizar e divulgar de forma conjunta a oferta turística da região, utilizando uma abordagem agregadora de ‘Sub-Região’, explicou Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT – Turismo, entidade autora do projeto.
O posicionamento “Porto Region” reflete o desafio de combinar uma diversidade de escolhas com diferentes gostos, motivações e estilos de vida. Com base nesta abordagem, foram desenvolvidos três suportes comunicacionais: um vídeo promocional, uma brochura e um micro-website (https://portoregion.com/), que reforçarão os esforços promocionais a nível municipal.
António Jorge Costa, Presidente do IPDT – Turismo, apresentou o estudo do perfil dos visitantes da região. Segundo este, 9 em cada 10 turistas visitam a região por lazer e férias, com a Cultura e Património como principal motivação, e 60% são visitantes pela primeira vez. Os cinco principais mercados emissores são a Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França; o gasto médio por pessoa é de 673€. O perfil do turista do Porto diz também que 96% recomendariam o destino a amigos ou familiares, e 62% têm intenção de regressar nos dois anos seguintes à sua visita.
Durante o evento, realizou-se uma mesa-redonda sobre os desafios de “Mais e Melhor Turismo” e o papel do projeto nesse contexto. Uma das principais temáticas abordadas foi a necessidade de criar valor a partir das receitas do setor do turismo e distribuir esse valor de forma equitativa.
Tiago Sá Carneiro, membro da Comissão Executiva e Responsável pelo Turismo na AMP, destacou que o projeto “Porto Region” visa transformar os recursos existentes nos 17 municípios em produtos de qualidade, capazes de atrair visitantes e gerar recomendações. Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte) e Nuno Trigo (ALEP) salientaram a importância das parcerias e sinergias no sucesso do setor, enfatizando o papel diferenciador desta abordagem colaborativa.
Foto: ©IPDT