Alto Alentejo Art and Walking Festival de 6 a 15 de maio

Promover os percursos pedestres do Alentejo e, em simultâneo, fomentar a prática do turismo cultural, com especial enfoque nas artes e na literatura, é o objetivo deste Festival.
Evento que liga o Turismo de Natureza com o Turismo Cultural, a primeira edição do Alto Alentejo Art and Walking Festival vai ter lugar em vários locais do Alto Alentejo, integrando variadas iniciativas promovidas pelos municípios aderentes, empresas de animação turística e unidades de alojamento.
Nascido de uma ideia do Hotel Monte Filipe, do programa do evento constam dois fins de semana de caminhadas e passeios temáticos, sendo que durante a semana serão realizadas atividades de capacitação do destino para agentes de turismo das autarquias e da iniciativa privada, bem como aulas abertas sobre turismo para alunos dos vários graus de ensino. Estas ações, segundo a organização, serão efetuadas em coordenação com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Escola de Turismo de Portalegre.
Estão ainda agendadas duas iniciativas de promoção organizados em coordenação com Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, uma para operadores turísticos nacionais especializados em caminhadas e outra para jornalistas internacionais especializados em turismo de natureza.
A ideia original que presidiu à realização deste evento nasceu do Hotel Monte Filipe, que organizou, em 2018 e 2019, eventos idênticos, embora apenas centrados em Alpalhão, onde a unidade está localizada, e que agora abriu a organização a todo o Alto Alentejo, através da colaboração com a SAL, que dinamiza a marca Portugal Walking Festival.
Recorde-se que o Alto Alentejo tem vindo a afirmar a Rede Alentejo Feel Nature em variados municípios, agora enriquecida com a Rede TransAlentejo. Com este evento pretende-se contribuir para a afirmação do Alentejo enquanto destino de preferência para o Turismo de Passeios Pedestres em Portugal.
Mais informações em: www.portugalwalkingfestival.com/altoalentejo.