Almodôvar promove sítio arqueológico
Além de dar a conhecer os seus produtos endógenos, o município de Almodôvar vai promover, na BTL, o sítio arqueológico das Mesas do Castelinho.
Inserido no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o município de Almodôvar vai apresentar a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa para promover o sítio arqueológico das Mesas do Castelinho. localizado na União das Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires.
A valorização deste sítio arqueológico é uma forte aposta da Câmara Municipal de Almodôvar, que pretende impulsionar o espaço e atrair ainda mais turistas.
Recorde-se que este espaço começou a ser intervencionado em 1987 e que, o ano passado, foram ali instalados passadiços que permitem que pessoas com mobilidade reduzida possam conhecer de perto o local. Em breve, segundo avança o município, serão disponibilizados áudio-guias para visitas em grupo e “QR Codes” para visitas autónomas, com informação detalhada em português, inglês, francês e espanhol.
A fundação do povoado remonta ao final do séc. V aC, tendo passado por um período de Romanização entre o séc. II aC e séc. II dC. Foi abandonado, entretanto, e voltou a ser ocupado no período Islâmico, entre o Século IX e XI.
Paralelamente, o município dará a conhecer aos visitantes da BTL os produtores e os produtos endógenos da região, através de uma campanha de promoção do medronho.