Algarve quer trade a contribuir para uma região mais sustentável
O Algarve acaba de lançar uma campanha com dicas de como contribuir para que a região seja mais sustentável. A campanha, que decorre até ao próximo dia 23 de dezembro, é direccionada ao trade turístico
“Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar” é o claim da nova campanha do Turismo do Algarve que pretende sensibilizar os profissionais do setor para a adoção de ações simples, mas que contribuem para uma região ainda mais sustentável. De acordo com uma nota da região, a campanha, que decorre até 23 de Dezembro, “pretende fazer face aos desafios colocados pelas alterações climáticas”.
A campanha, que, que pretende aliar a consciência ambiental à consciência empresarial, sugere aos profissionais do turismo “a adoção de medidas que fazem a diferença na redução da pegada carbónica e na diminuição dos consumos energéticos”.
Substituir a iluminação convencional por lâmpadas LED, optar por espécies endógenas nos jardins, criar menus sazonais e com produtos locais, investir em tecnologia que permita poupar água, plantar relva adequada ao clima da região ou fazer a separação dos resíduos produzidos são alguns dos quase 50 conselhos práticos para quem trabalha na área do Alojamento, do Golfe, da Restauração e da Animação Turística.
A campanha assenta num microsite com dicas eco-friendly, na produção de spots vídeo (alojamento, restauração, golfe e animação) para as redes sociais e em inserções na imprensa especializada do setor.
“Com esta ação de comunicação, focada nos desafios das alterações climáticas, pretendemos mobilizar os profissionais do setor para uma tendência que veio para ficar: a de que ao se constituírem como agentes de defesa do ambiente, estão simultaneamente a potenciar o seu próprio negócio”, defende o presidente do Turismo do Algarve que sublinha que “a procura é cada vez mais marcada pela exigência de turistas com consciência ambiental, que só irão comprar produtos ou serviços de empresas responsáveis”.
Esta é a segunda campanha desenvolvida pelo Turismo do Algarve integrada no projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change. A primeira, lançada este verão com o claim “A Natureza não tira férias”, tinha foco na sensibilização dos turistas; desta vez, os destinatários são os profissionais do setor turístico algarvio.