Algarve: Queda do mercado interno “largamente compensada” pelos principais mercados internacionais
Considerando que no primeiro semestre deste ano, a atividade turística no Algarve continua a ter um “desempenho positivo”, a RTA assinala que a ligeira descida na procura dos residentes tem sido compensada pela subida verificada nos principais mercados emissores de turistas para a região.
Com base nos dados publicados esta quarta-feira pelo INE, a RTA assinala que “o setor do alojamento turístico regional registou cerca de 2,3 milhões de hóspedes (+3,1%) e 8,7 milhões de dormidas (+2,8%) nos primeiros seis meses do ano, mantendo a senda de crescimento face ao ano anterior”.
“Os resultados revelam que, como aconteceu no resto do país, a procura de residentes e de não residentes alcançou registos distintos na região no 1.º semestre”, sublinha a Entidade Regional, apontando que “as dormidas dos portugueses diminuíram 0,3%, mas foram amplamente compensadas com as pernoitas dos turistas estrangeiros, que aumentaram 3,5%”.
Já no que se refere ao número de hóspedes, houve crescimento, quer nos portugueses como nos estrangeiros: os hóspedes portugueses registaram uma subida de 0,3%, enquanto os estrangeiros aumentaram 4% no semestre.
“No Algarve, o abrandamento da procura interna tem sido compensado pelos principais mercados emissores de turistas para a região (Reino Unido, Alemanha, Irlanda e Países Baixos) e pelo crescente interesse dos norte-americanos (EUA e Canadá)”, refere a nota da RTA divulgada à imprensa.
Acresce que a estada média dos turistas na região algarvia, no 1.º semestre deste ano, foi de 3,79 noites, revelando estadas mais longas entre os estrangeiros (4,15 noites) e mais curtas entre os residentes (2,74 noites).
A RTA aponta ainda o aumento de 3,3% nos passageiros movimentados até junho no Aeroporto de Faro, os quais totalizaram 4,3 milhões
Por países, o Reino Unido lidera o movimento em Faro, com perto de 2 milhões de passageiros (+3,6%). Seguem-se a Alemanha (+16,1%), Irlanda (+8,2%) e Países Baixos (+4%). Juntos, estes quatro mercados representam uma quota de 74,2% dos passageiros no Aeroporto de Faro no 1.º semestre do ano.
Foto: Arquivo_Turismo do Algarve