Algarve: Novas regras de acesso às Grutas de Benagil já entraram em vigor

A partir desta terça-feira, 13 de agosto, não é permitido o desembarque e acesso a nado ao interior de as Grutas de Benagil, no concelho de Lagoa, no Algarve. Medidas que foram já publicadas em edital no passado dia 30 de julho e que a partir de agora terão de ser cumpridas.
A ideia é ordenar o tráfego das embarcações marítimo-turísticas, de particulares e utentes daquela praia algarvia, quer no espelho de água quer nas imediações da gruta e algar de Benagil, interditando o desembarque ou o uso do areal daquele local, o acesso às grutas a nado e o aluguer de caiaques sem guia na área das grutas.
Entre as medidas está a limitação do número de embarcações e caiaques no interior da gruta, assim como o tempo destinado à visita e um rácio de um caiaque guia por cada seis caiaques com visitantes para os passeios de caiaque na área.
O não cumprimento destas regras poderá incorrer em contraordenações que poderão ir até aos 216 mil euros para os operadores das embarcações marítimo-turísticas.
Consideradas património natural relevante e um dos principais pontos turísticos algarvio, as Grutas de Benagil mereceram a atenção de um Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil, formado em agosto de 2023, que resultou na tomada das medidas que agora entram em vigor.