Algarve lança projeto ambicioso de formação para profissionais do turismo
“Competências do Futuro Algarve” é o programa de formação que o Turismo de Portugal e do Algarve acabam de apresentar para os profissionais do setor. São 440 horas de formação online, que deverão envolver 1.800 participantes, com recurso às escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e V.R. de Santo António.
O objetivo é preparar estes profissionais e dotá-los de competências e ferramentas que lhes permitam melhorar o seu desempenho e consequentemente os resultados da atividade turística e a perceção de valor por parte dos clientes quanto à excelência do serviço no setor.
A formação será dada a profissionais do setor turístico regional nas áreas da Liderança e Gestão de Equipas, Competências de Gestão, Marketing e Literacia Digital, Serviço de Excelência no Setor Turístico e Gestão Sustentável dos Recursos e Eficiência Hídrica, que contemplará dois intakes, a decorrer de fevereiro a maio e de outubro a dezembro – fora da época alta de atividade turística –, e quatro bootcamps presenciais nas três escolas, um por cada área temática. No final das ações online decorrerá uma sessão presencial envolvendo todos os participantes.
Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “este programa surge como resposta às necessidades identificadas pelas principais associações setoriais e tem como objetivo primordial apoiar os empresários do turismo na sua atividade, proporcionando um conjunto abrangente de ações de capacitação em áreas cruciais para o setor”, acrescentando que a “excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve, e a capacitação dos profissionais é um pilar essencial para alcançar esse desiderato neste setor fundamental para a economia regional”.
O mesmo responsável adianta ainda que “os resultados mais recentes relativos ao desempenho da atividade turística em 2023 atestam o sucesso contínuo do Algarve e posicionam a região como principal destino turístico do país. Com um somatório de recordes, do número de hóspedes aos proveitos do alojamento turístico, das voltas de golfe aos passageiros movimentados no Aeroporto de Faro, estes resultados são testemunho do sucesso da atividade turística do Algarve, e é de extrema importância utilizar este impulso para qualificar os recursos, capacitar as pessoas e consciencializar as organizações e empresas para o futuro posicionamento da região”.
Perante os desafios da personalização, da escassez de recursos humanos, do desajustamento das competências face ao mercado e da sustentabilidade, o Turismo do Algarve lançou um levantamento de necessidades de formação junto do setor empresarial, tendo em vista identificar as áreas de competência prioritárias, tendo sido também analisadas as tendências no setor.
Seguidamente, a Rede de Escolas do Turismo de Portugal criou um conjunto de programas em diferentes áreas que poderão ser frequentados integralmente ou por blocos, consoante as necessidades. Foram então desenvolvidos conteúdos adaptados ao setor e com aplicação em diferentes áreas da atividade turística. Numa fase posterior, será avaliada a aplicação dos conteúdos em contexto profissional, visando introduzir possíveis melhorias.