Algarve lança catálogo de turismo criativo
Com o lançamento do catálogo, que propõe 20 atividades e experiências no âmbito da gastronomia e do artesanato para turistas, o Algarve assume-se como destino de turismo criativo. O objetivo é pôr os turistas em ação, numa troca ativa com as comunidades locais.
Ao todo, são 20 as atividades e experiências propostas no âmbito do turismo criativo, que estão agora reunidas num catálogo que quer impulsionar o turismo criativo durante as férias no sul do país.
Degustar vinagres, confecionar tiborna e xarém ou doce fino de amêndoa, aprender a trabalhar o esparto, cestaria em cana, moldar uma taça em barro ou fazer o tradicional azulejo português são alguns exemplos dos programas criativos que estão disponíveis para melhor conhecer o Algarve pelas próprias mãos, com a ajuda de chefs, doceiras e artesãos da região. Todos os programas podem ser combinados de acordo com as preferências de cada visitante, seguindo as novas dinâmicas do turismo social e ambientalmente responsável.
O catálogo “Turismo Criativo no Algarve” está disponível para consulta e download na área multimédia do site visitalgarve.pt. O objetivo da edição é simples: convidar os visitantes a pôr as mãos na massa no Algarve de forma artística, através de atividades que destacam os produtos agroalimentares e as artes e ofícios da região.
O novo catálogo foi desenvolvido no âmbito do projeto Algarve Craft & Food, dinamizado em parceria pela Região Turismo do Algarve, a Tertúlia Algarvia e a QRER (Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade), com o financiamento do programa operacional CRESC Algarve 2020.