Algarve lança campanha que apela ao turismo sustentável
“A Natureza não tira férias” é o claim da nova campanha do Turismo de Algarve que se prolonga até setembro com foco no turismo sustentável. Direcionada aos turistas, a campanha vai incluir anúncios outdoors e até um microsite.
Iniciada esta segunda feira e prolongando-se até setembro, a nova campanha do Turismo do Algarve pretende sensibilizar para um turismo sustentável e chamar a atenção para as consequências das alterações climáticas no destino, apelando a que as boas práticas sejam mantidas por todos, mesmo em período de férias.
Disponível em português, inglês e espanhol, em outdoors, autocarros, anúncios de imprensa e na rede de postos de turismo da Região de Turismo do Algarve (RTA) a call-to-action “A Natureza não tira férias. Algarve, tempo de cuidar” foca-se também nas redes sociais com spots, posts e stories patrocinados, e disponibiliza ainda o microsite ‘tempodecuidar.visitalgarve.pt’ com dicas sobre comportamentos amigos do ambiente que são também partilhadas em ecoflyers nos postos de turismo, impressos em papel de sementes que pode ser plantado depois de lido.
“A necessidade de reforçar um sentimento coletivo de proteção da herança natural dos territórios e da riqueza da sua biodiversidade é vital. Só criando esta consciência, nos locais e em quem nos visita, podemos aspirar a manter o Algarve com uma oferta rica e atrativa. A região depara-se com questões ambientalmente sensíveis que podem influir negativamente, ou até mesmo comprometer, a estratégia de desenvolvimento do destino. É por isso fundamental consciencializar e encorajar a população a contribuir ativamente, através das suas ações, para mitigar estas questões. O turismo, como pilar da economia da região, tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa consciência”, destaca João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
Esta é apenas a primeira campanha integrada no projeto «Adaptation with Knowledge, Climate Change», financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, que tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC-AMAL).
Estão previstas mais duas campanhas até ao fim do ano: uma dirigida ao trade, também a desenvolver pela RTA, e outra destinada aos residentes da região, a cargo da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.