Algarve espera ocupação superior a 80% na passagem de ano

O Algarve deverá atingir uma ocupação média acima dos 80% neste final de ano, com algumas unidades, nomeadamente as que oferecem festa de réveillon a poderem atingir mesmo os 100%. Os números foram apontados pelo presidente da RTA e não andam longe dos antecipados no passado dia 15 de dezembro pela AHP, que perspetivava uma ocupação média de 83% para a região.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, avançou perspetivas “muito positivas” para a taxa de ocupação dos empreendimentos de alojamento turístico no final do ano que, segundo disse deverá ser “superior a 80%”, sublinhando que “alguns hotéis, sobretudo os que já têm programas de animação próprios, têm muitas vezes a lotação esgotada já há algum tempo”.
João Fernandes revelou ainda que “apesar de o mercado nacional ser sempre o mais relevante na passagem do ano, este ano fez-se sentir ainda com uma presença mais expressiva”. No entanto, há também vários mercados internacionais a merecerem destaque, caso da Espanha, Reino Unido, Países Baixos e os mercados francófonos que, segundo o presidente da Região de Turismo, “a dar bons sinais”.
O presidente da RTA referiu-se ainda aos indicadores divulgados pela AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, que projetam “um aumento do volume de negócios para este período de 10%, o que é muito significativo” e que, segundo o responsável, fica a dever-se à combinação de dois fatores, concretamente o aumento da procura e a subida de preços.
“Os preços acompanharam os custos dos fatores de produção por causa da inflação. Na prática repercute também na venda ao público”, defendeu João Fernandes.