Algarve é o Destino Nacional Convidado da BTL 2026

A próxima edição da BTL, que vai ter lugar de 25 de fevereiro a 1 de março de 2026, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, vai ter o Algarve como Destino Nacional Convidado. Já o Município Convidado será a Figueira da Foz.
O anúncio, feito esta quinta-feira, 26 de junho, foi assumido com “enorme entusiasmo” pelo presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, que, na oportunidade, afirmou que “esta distinção representa um momento simbólico e estratégico para a região, que volta agora a assumir um papel central na maior feira de turismo realizada em Portugal”, onde levará um novo stand promocional.
Depois de ter sido destino convidado em 2016, o Algarve voltará a ter, em 2026, “uma presença reforçada” na BTL, onde estará “com uma ambição clara de valorizar a oferta turística da região e afirmar de forma inequívoca o nosso compromisso com o mercado nacional, que continua a ser o nosso principal motor da atividade do Algarve”, sublinhou André Gomes.
Assumindo que o turismo interno continua a ser “um pilar estruturante da sustentabilidade turística da região”, o responsável deixou claro que a presença na região na feira “será também um palco privilegiado para reafirmarmos a confiança dos portugueses no nosso destino, para reforçar a ligação emocional com o público nacional e para desmistificar também percepções distorcidas sobre o seu posicionamento no mercado”.
Contrariamente a notícias que ciclicamente vêm a público, “o mercado nacional está presente, cresce e é estratégico para o Algarve”, assegurou André Gomes, sublinhando que, em 2024, “os portugueses representaram mais dormidas no Algarve do que qualquer outro mercado estrangeiro individual, confirmando a sua relevância incontornável para o equilíbrio da coesão turística regional”.
O presidente da RTA aproveitou, também, para sublinhar que, de acordo com o Holiday Money Report 2025, publicado pelo Post Office do Reino Unido, “o Algarve foi classificado como o destino de férias com melhor relação qualidade-preço no mundo, entre 47 destinos analisados” – uma distinção que a região não alcançava há quase uma década, e “demonstra, de uma forma inequívoca, que o Algarve não só é competitivo internacionalmente, como oferece uma experiência de qualidade a preços ajustados”.
A propósito, realçou que “o Algarve dispõe de uma oferta turística vasta e diversificada, capaz de acolher de diferentes segmentos de mercado e de responder a várias tipologias de procura”.
No evento organizado esta quinta-feira pela BTL, foi também anunciado que o Município Convidado da edição de 2026 será a Figueira da Foz.