Algarve consolidou-se em agosto como destino de eleição dos portugueses

Os dados relativos ao mês de agosto divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que o Algarve consolidou a sua posição como destino de eleição dos portugueses ao registar uma performance positiva nos principais indicadores turísticos.
Em agosto, o alojamento turístico no Algarve registou um aumento de 3,7% no número de hóspedes e de 1,1% no número de dormidas face ao período homólogo de 2023. O destaque vai para o crescimento do mercado interno: o número de hóspedes nacionais aumentou 7,6% e o número de dormidas de residentes cresceu 3,6% face ao ano anterior.
Relativamente aos mercados externos, o mercado britânico manteve-se como o principal emissor, enquanto o mercado alemão registou uma recuperação significativa.
A estada média situou-se em 4,31 noites e a taxa de ocupação por quarto atingiu os 81,8%, “reforçando o bom desempenho da região”, sublinha a Região de Turismo do Algarve. No acumulado do ano, até agosto, o número de hóspedes na região aumentou 2,4% e as dormidas 2,1%, “indicadores que demonstram a consolidação do setor”, destaca a mesma entidade.
O Aeroporto de Faro registou, entre janeiro e agosto, um crescimento de 2,1% no movimento de passageiros em comparação com o mesmo período de 2023, continuando a trajetória positiva observada no ano anterior, que contabilizou um recorde de 9,6 milhões de passageiros.
O golfe continua a destacar-se como um dos principais produtos turísticos da região. Entre janeiro e agosto, foram jogadas mais 6% de voltas de golfe em comparação com o mesmo período de 2023, que já havia sido um ano recorde com 1,4 milhões de voltas. No mês de agosto, os campos de golfe do Algarve registaram um aumento de 5,3% no número de voltas face ao ano anterior, reafirmando a região como um destino de excelência para este segmento da oferta turística.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “a performance do Algarve em agosto reflete a preferência dos turistas nacionais, que continuam a ser os nossos principais clientes. Estes resultados demonstram a solidez e a atratividade do destino, reforçando a importância de continuar a apostar numa oferta diversificada que responda às expectativas dos nossos visitantes”.
O responsável destaca, ainda, que “Os números são encorajadores, especialmente no mercado interno, que teve um papel fundamental neste sucesso”.
Foto: ©Visit Portugal