Algarve com “sinal claro” de retoma turística
A retoma do turismo algarvio, tanto ao nível da procura interna como dos mercados internacionais, está a ser uma realidade e hoje as perspetivas são mais claras e mais positivas do que no início do ano, diz o presidente da RTA.
“Há um sinal claro na retoma da procura dos turistas nacionais e estrangeiros, que é mais robusta do que eram as perspetivas no início do ano”, disse esta segunda feira à Lusa o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes.
Avançando que a ocupação para as “pontes” de junho, deverá rondar os 80%, João Fernandes frisou que, para os meses de junho a outubro, as reservas “estão em níveis de 2019”, apontando também como muito positivo o facto de estarem de regresso os mercados mais tradicionais da região, nomeadamente, Reino Unido e Irlanda.
Outros dados positivos são o regresso do turista de golfe, o aumento da chegada de grupos de empresas com impacto no segmento das reuniões e também dos turistas de mercados francófonos.
O que continua a afetar o turismo algarvio é a escassez de recursos humanos. “Tem sido difícil suprir as necessidades que temos” apesar de a região e os empresários terem vindo a “aumentar significativamente” as remunerações que se pagam no setor, afirmou o presidente da RTA, acrescentando que para resolver este problema é imprescindível “agilizar” os mecanismos para trazer mão de obra do estrangeiro, e “garantir condições condignas” de residência a esses trabalhadores.