Alexandre Solleiro anunciou investimento de 51,5 M€ em renovações e reposicionamento dos hotéis da Highgate Portugal
Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal anunciou que o grupo vai investir 51,5 milhões de euros até abril de 2025, na renovação e reposicionamento das suas unidades e no rebranding de quatro dos seus hotéis no Algarve que ostentam ainda a marca NAU e que passarão a apresentar marcas internacionais.
A primeira unidade que irá mudar de marca será o NAU São Rafael Atlântico que, segundo avançou Alexandre Solleiro, irá passar a ostentar a marca Kimpton. O contrato com o InterContinental Hotels Group, que detém a marca Kimpton “já foi assinado”.
Os outros três hotéis que irão deixar de operar sob a marca NAU são “os três hotéis dos Salgados”, concretamente NAU o Salgados Palace, o NAU Salgados Palm Village e o NAU Salgados Dunas Suites. Para o rebranding destas unidades, o CEO da Highgate Portugal escusou-se a adiantar quais vão ser, tendo apenas dito que “já decidimos as marcas”, que serão diferentes para cada um dos hotéis, mas estas apenas serão anunciadas “quando assinarmos o contrato de franchise que vai ser durante os próximos dois meses”. Adiantou ainda que a Highgate Portugal está já a trabalhar com as respetivas marcas para a conceptualização dos produtos”.
Todos estes hotéis irão passar por obras de renovação que segundo o responsável irão iniciar-se após o verão, concretamente em Novembro. Os hotéis serão encerrados e reabrirão no próximo ano já remodelados e com as novas marcas, avançou o CEO..
Captar novos mercados e, principalmente um tipo diferente de clientes, saindo da distribuição tradicional do Algarve, via operadores turísticos, para passar a uma “distribuição mais direta com o cliente” são os principais objetivos a atingir com o rebranding destes hotéis, indicou Alexandre Solleiro.
Ponto assente é que no próximo ano, tanto Salgados Palace como o Palm Village vão “sair do mercado de All Inclusive”, acrescentou.
Ainda no que se refere às unidades do Algarve, Alexandre Solleiro salientou que o grupo procedeu já à renovação do São Rafael Suites que vai reabrir no próximo dia 1 de março para a nova temporada. “Fizemos uma renovação completa das zonas públicas e dos restaurantes”, sendo que “daqui a dois meses” os trabalhos irão ficar completos com a renovação do Spa.
Hotel de Sesimbra e Palácio do Governador também renovados
Outra renovação que já foi realizada foi a do Sesimbra Hotel &Spa, que será apresentado em abril. O hotel, que foi alvo de um investimento de cerca de um milhão de euros que permitiu a renovação e redecoração de todas as zonas públicas, restaurantes, quartos e corredores, vai passar a denominar-se Sesimbra Ocean Front Hotel. A intervenção foi realizada “na perspetiva de dar uma nova vida” ao hotel que foi reclassificado, passando de 4 para 5 estrelas.
Também o NAU Palácio do Governador, única unidade do grupo em Lisboa, vai ser alvo de uma renovação que terá início a 11 de março. “O quarto modelo está pronto” e o projeto, que tem a assinatura de Nini Andrade Silva, “já está feito” e “aprovado”. Neste hotel a renovação e redecoração vai abranger os quartos e corredores, bem como todas as zonas públicas, incluindo aérea da piscina. Acresce que o hotel vai também contar com novos venda de restaurante e bar, com novos conceitos adiantou o responsável, frisando que “vamos dar uma vida nova ao Palácio do Governador”.
De salientar que também o Palácio do Governador irá deixar de ostentar a marca NAU, passando a funcionar associado a uma soft brand ou marca de distribuição que Alexandre Solleiro se escusou a revelar por estar ainda a ser negociado. “Queremos encontrar uma marca de distribuição que nos ajude a distribuir o hotel nos mercados mais importantes”.
Apesar de toda a estratégia de rebrandings em curso o CEO da Highgate Portugal, quis acentuar que “a marca NAU não vai desaparecer”. Apesar de “deixar de estar em alguns dos hotéis”, poderá vir a revelar-se “uma marca adequada para alguns dos hotéis que vierem a juntar-se ao nosso portfólio”. Por agora, a marca ficará apenas nas unidades Salema, São Rafael Suites e Morgado.
De sublinhar também que mesmo nas unidades que não irão ser alvo de rebranding será feito um investimento para introdução de uma nova conceptualização ao nível do Food & Beverage e dos Spas. Neste âmbito, recordou que foi constituída uma equipa dedicada a cada uma destas áreas porque “acreditamos que tanto o F&B quanto os Spas são elementos que contribuem para a boa imagem dos hotéis e um grande contribuidor para os resultados se forem bem geridos e atraírem os clientes de dentro e fora dos hotéis”.
Tudo somado, a Hihgate Portugal vai investir 51,5 milhões de euros até abril de 2025 na renovação e reposicionamento das suas unidades. Um investimento que se soma aos 2,5 milhões de euros que foram já investidos o ano passado “nas necessidades mais urgentes” dos hotéis. “è um investimento muito grande que estamos a fazer mas que nós acreditamos que vai levar o nosso portfólio de hotéis para um nível completamente diferente”.
Alexandre Solleiro acrescentou ainda que à parte dos 51,5 milhões de euros, o grupo vai ainda investir este ano mais dois milhões de euros na manutenção dos hotéis.