Alentejo ultrapassa 3,2 milhões de dormidas registando melhor resultado de sempre

O Alentejo ultrapassou, pela primeira vez, as 3,2 milhões de dormidas, obtendo o melhor resultado de sempre no que diz respeito à atividade turística, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) avançados esta segunda-feira, 17 de fevereiro.
Segundo José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março, “houve um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023 ainda crescemos no ano passado 4,2%, um resultado que nos coloca ligeiramente acima da média nacional”.
Nos mercados externos, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais.
O mesmo responsável acrescenta ainda que “a recuperação do mercado espanhol é uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”, realçando o crescimento dos proveitos em 12%, bem acima das dormidas e a subida do RevPar.