Alentejo recebe 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial
O parque mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, é o palco do 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, a ter lugar esta quinta-feira, dia 7.
No âmbito do evento, promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, vão ser dadas a conhecer as 180 experiências, entre as quais 15 nos territórios do Alentejo e do Ribatejo, que estão disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.
O encontro vai reunir várias dezenas de parceiros nacionais e regionais, representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal,
Para além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, no decorrer do evento vai ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O encontro vai servir, também, para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023, tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.
“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo. No Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano passado a oferta era de nove experiências e este ano são 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”, explica José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo.
Foto: © Município de Aljustrel