Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal unem-se para conquistar o mercado ibérico e europeu

Sob o lema “3 regiões, 2 países e um só coração”, as regiões do Alentejo, Centro de Portugal e da Extremadura espanhola deram vida a um projeto transfronteiriço focado na promoção internacional enquanto destino único, para impulsionar as visitas do mercado ibérico e europeu.
Apostando na competitividade e mobilização de sinergias, a iniciativa foi oficialmente apresentada em Madrid, num evento em que estiveram presentes Victoria Bazaga, Conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura; José Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Rui Ventura, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal.
A iniciativa assenta numa “proposta de valor genuína, diferenciada e diversificada, que integra património histórico e cultural, natureza, lazer, gastronomia e enoturismo” foca-se na promoção internacional enquanto destino único, com o objetivo de impulsionar as visitas provenientes do mercado ibérico, com um potencial de 60 milhões de pessoas.
Graças à força da união, o destino Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal estará também mais bem posicionado para atrair os 120 milhões de turistas internacionais que anualmente visitam os dois países vizinhos
José Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, sublinhou que “os territórios do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura podem assumir uma centralidade estratégica no contexto do mercado ibérico, que é essencial saber aproveitar. Esta localização deve transformar-se numa força eficaz de vendas. A complementaridade entre os três territórios é uma oportunidade para reforçar a competitividade, sobretudo nos períodos de menor procura”.
Por sua vez, Rui Ventura, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, afirmou que “a ação conjunta em Madrid reforça o compromisso das três regiões em afirmarem-se como um destino integrado, autêntico e competitivo no espaço ibérico. O Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura têm todas as condições para liderar uma nova abordagem ao turismo de interior, baseada na valorização do território, na sustentabilidade e na criação de valor para as comunidades. Quando nos unimos, deixamos de ser regiões periféricas para nos tornarmos num centro estratégico com enorme potencial. Esta cooperação é cada vez mais uma força ativa para o desenvolvimento económico e para a coesão territorial”.
Ventura propôs ainda aos seus parceiros do Alentejo e da Extremadura a criação de um passaporte enoturístico ibérico, como forma de incentivar os visitantes a percorrerem o território das três regiões.
Esta aliança transfronteiriça aposta num modelo de desenvolvimento turístico sustentável, valorizando os seus recursos naturais, culturais e gastronómicos, com uma visão comum de turismo enraizado no território. Em conjunto, estas três regiões — que cobrem uma área de cerca de 100.000 km² — contam com 10 bens classificados como Património Mundial pela UNESCO; locais de charme como Marvão, Trujillo ou Tomar, centros de peregrinação como Fátima e o Mosteiro de Guadalupe, bem como extensos parques e reservas naturais para a prática de turismo ativo e desportivo ao ar livre. Possuem ainda um litoral com 110 Bandeiras Azuis, que incluem sete praias fluviais na Extremadura, 10 no Alentejo e 29 no Centro de Portugal.