Alentejo e Ribatejo levam artes e ofícios à FIA Lisboa

Os bonecos de Estremoz, as flores em papel de Campo Maior e as cestas em junco de Santarém são algumas das muitas artes e ofícios que estarão a representar o Alentejo e o Ribatejo na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), de 28 de junho a 6 de julho, na FIL, no Parque das Nações.
No stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, localizado no Pavilhão 1, os visitantes da edição deste ano terão a oportunidade de conhecerem as tradições de artesanato de cada destino e, diariamente, poderão assistir, ao vivo, ao trabalho dos artesãos locais. Aos sábados, o stand ficará ainda mais animado, com as várias atuações dos grupos de Cante Alentejano.
“A FIA é uma das principais montras do artesanato nacional e internacional que atrai milhares de visitantes e nós marcamos presença pelo segundo ano consecutivo com o que de melhor fazemos nas duas regiões. Enraizado nas tradições locais, o artesanato reflete séculos de saber-fazer transmitido de geração em geração, com forte ligação ao território, aos recursos naturais e à vida das comunidades. São estas tradições, aliadas à inovação, que queremos dar a conhecer, por forma a contribuir para a promoção do nosso território”, adianta José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Pelo stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, com 54m², passarão 36 artesãos, ao longo dos nove dias.
De salientar que a edição da FIA Lisboa 2025 conta com mais de 500 expositores confirmados, 31 países representados com produtos de excelência, num espaço total 30 mil m2 de exposição de artesanato nacional e internacional, uma área dedicada à gastronomia e muita animação.