Alentejo e Ribatejo e Leiria são o Destino Nacional e o Município convidados da BTL 2025
A edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 12 a 16 de março vai ter o Alentejo / Ribatejo como destino nacional convidado e Leiria como município convidado.
As novidades foram anunciadas esta quinta feira, 6 de junho, num evento que contou com a presença do presidente da Fundação AIP, António Ramalho, da presidente do Conselho Estratégico da BTL, Rita Marques e demais responsáveis pela organização da feira e várias personalidades do setor.
Coube a Berta Cabral, secretária Regional de Turismo dos Açores, região que foi o destino convidado da BTL 2024, desvendar o destino que lhe sucederá em 2025, que aproveitou para manifestar a sua satisfação pelo facto dos Açores terem sido, este ano, o destino nacional convidado, sublinhando que “os Açores nestas andanças não são recentes, mas têm resultados significativos recentes”.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, começou por recordar que “há 10 anos que o Alentejo e o Ribatejo não eram o destino convidado da BTL e acontece-me dizer que o campeão voltou”. Referindo a relação estreita entre a ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos disse acreditar que “todos nós crescemos com a Bolsa de Turismo de Lisboa”.
À BTL2025, o destino convidado vai levar o Alentejo dos vinhos e adegas, das fortalezas da raia, o Alentejo do “cante”, do património e da cultura (Évora, cidade Património Mundial vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027 e Marvão é candidata a Património Mundial), mas será também um Alentejo moderno – aquele que “viu aterrar, há poucos dias, a Taylor Swift” e que “inspira o Louboutin a criar as suas coleções de sapatos”, o presidente da ERT.
Lá estará, também, o Ribatejo da Lezíria, dos campinos, dos bordados e do fandango.
A terminar, sublinhou os “fantásticos” projetos hoteleiros de uma “região que mais cresceu, que apresentou o ritmo anual de maior crescimento entre 2013 e 2023, na procura e na oferta”.
Depois de Coimbra, em 2024, a edição do próximo ano da Bolsa de Turismo de Lisboa terá Leiria como município convidado.
Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, o facto de este ser o município convidado da BTL 2025 “representa uma evolução extraordinária do nosso posicionamento na área do turismo” e lembrou, a propósito que “este ano fomos a cidade que não existe”, fruto da aposta numa “campanha arriscada que nasceu do aproveitamento de uma teoria negacionista, segundo a qual Leiria não existe” – uma campanha que, afirmou, se tornou “viral”
O próximo desafio, defendeu, “é capitalizar esta notoriedade incrível que conseguimos com um crescimento concreto em termos de turismo” e para isso “nada melhor que este destaque que vamos beneficiar na próxima edição da BTL em que vamos depositar muita energia”.
“O nosso objetivo é claro, é ter mais turistas, investidores e novos residentes, mostrando que o Leiria é um lugar onde se pode viver, trabalhar e visitar com prazer. A nossa participação na BTL será uma oportunidade única para promover o Leiria como um destino diferenciado e de excelência”, frisou.