Alentejo e Porto e Norte promovem-se nos EUA e Canadá
Alentejo e Porto e Norte de Portugal realizam ao longo de toda a semana em curso, um roadshow por cinco cidades dos Estados Unidos e Canadá. A iniciativa conta com o apoio do Turismo de Portugal.
A ação promocional, concertada com a TAP e com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, conta com a participação de 16 empresas, oito de cada uma das regiões e desenrola-se nas cidades de Washington, Chicago, Boston, Montreal e Toronto.
Promover o destino e potenciar oportunidades de negócio para as empresas são os objetivos desta missão empresarial, no âmbito da qual está prevista a realização de cinco eventos de networking, com a presença de cerca de 30 agentes por evento.
“Após dois anos durante os quais procurámos alimentar a presença nestes mercados utilizando uma forte presença online junto da operação turística, torna-se agora necessário retomar as ações diretas junto de operadores e agentes, recuperando, e até reforçando, as dinâmicas que a década passada bem ilustra”, defende Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, citado em comunicado.
O responsável sublinha ainda o objetivo de estes novos clientes que se pretende captar com esta ação “tenham como destino mais específico os territórios mais interiores do Alentejo” dado o interesse que estes mercados têm vindo a demonstrar por “produtos como o património e a cultura local, o Enoturismo e a Gastronomia, bem como os produtos de turismo ativo, sobretudo no âmbito do Walking e do Cycling”.
A realização desta ação enquadra-se nos objetivos que, em entrevista ao Turisver, Vítor Silva tinha enunciado para este ano. “Este ano de 2022 terá que ser o ano em que comecemos uma franca recuperação do mercado externos. Nunca deixámos de estar presentes nesses mercados, fosse em webinars, formações para agentes de viagens, campanhas, etc., mas agora já começámos a estar presentes de forma física, tanto nos mercados como trazendo jornalistas e operadores turísticos ao nosso território”, afirmou então. (leia aqui).
Na segunda parte da mesma entrevista, o presidente da ARPT do Alentejo, avançava o desejo de “fazer alguma coisa “ nos Estados Unidos que “são o nosso quarto mercado”, antecipando que “vamos ter em maio um roadshow nos Estados Unidos e no Canadá, juntamente com o Porto e Norte, a TAP e a Air Canada, onde teremos cerca de dezena e meia de empresas”.
Também para o Turismo do Porto e Norte a participação nesta ação é vista como muito importante, uma vez que os Estados Unidos foram em 2019, o oitavo mercado no ranking da região, tendo na Páscoa deste ano, ocupado o quinto lugar. Já o Canadá, que é ainda um mercado emergente para a região, ocupou em 2019, o 11º lugar.
Segundo informações divulgadas, o evento de Washington será aberto pelo Embaixador de Portugal, Francisco António Duarte Lopes, enquanto em Toronto é esperada a presença do Cônsul-geral, José Manuel Carneiro Mendes.