Alentejo, Centro de Portugal e Porto e Norte levam arte e experiências enogastronómicas à Expo 2025 Osaka
As Agências Regionais de Promoção Turística do Alentejo, Centro de Portugal e Porto e Norte, em colaboração com a Fundação de Serralves apresentam até esta terça-feira, 16 de setembro, a instalação imersiva “Waves of our Lands” no Pavilhão de Portugal da Expo 2025 Osaka, no Japão.
A obra da autoria de Nuno Maya com produção do atelier OCUBO, propõe uma leitura contemporânea das três regiões portuguesas através de um ambiente audiovisual envolvente que convoca paisagens, património, artes, gastronomia e vinhos.
Concebida para cativar o visitante internacional, a experiência utiliza projeções de grande formato e paisagem sonora para conduzir o público por um itinerário sensorial: os centros históricos e a tradição vínica do Porto e Norte; a diversidade cultural e natural do Centro de Portugal; e a autenticidade do Alentejo, com os seus saberes e sabores. O objetivo é despertar o desejo de descoberta e posicionar as regiões como destinos de excelência em cultura e gastronomia no mercado japonês.
“Esta presença conjunta reforça a identidade de cada região e, ao mesmo tempo, projeta uma imagem coesa de Portugal enquanto destino de cultura e de mesa. ‘Waves of our Lands’ é um convite a viajar, a provar e a regressar”, referem as três entidades promotoras.
Num eixo complementar à instalação, as três regiões apresentam três ações enogastronómicas dedicadas a media e trade, concebidas para dar a provar produtos e vinhos regionais e evidenciar a criatividade da cozinha portuguesa contemporânea. Esta segunda-feira, dia 15 de setembro, o destaque foi para a experiência gastronómica em Tóquio, a duas mãos com o chef Vítor Matos e o Chef Kazuki Akutsu, com harmonizações de vinhos e produtos do Alentejo, Centro de Portugal e Porto e Norte.
No dia 17 de setembro, em Osaka, haverá uma experiência enogastronómica liderada pela chef Michelle Marques e o chef Pedro Lemos, integrada no calendário nacional e com forte identidade regional, reforçando a presença de Portugal na Expo.
Já no dia 19 setembro, a experiência enogastronómica decorrerá na Embaixada de Portugal, em Seul, com o chef Vítor Matos, promovendo o diálogo com media e trade e fomentando novas oportunidades comerciais.
Estas iniciativas transformam a gastronomia num instrumento estratégico de motivação turística, revelando o potencial das regiões portuguesas enquanto destinos de cultura, autenticidade e prazer à mesa. Articuladas com o calendário nacional liderado pelo Turismo de Portugal, garantem coerência, visibilidade e impacto.
Este programa conta com o apoio dos sistemas de financiamento COMPETE 2030 e NORTE 2030, reforçando o compromisso com a internacionalização e valorização dos territórios através da cultura e da gastronomia.


