Alemães vão viajar mais este inverno e Europa Ocidental também beneficia
Mais viagens de longa distância, mais cruzeiros e ainda mais reservas antecipadas são as principais tendências do mercado alemão para o próximo inverno, segundo a Associação Alemã de Viagens que prevê um aumento de 9% em receitas e de 6% no número de viajantes.
Para a DRV, as perspectivas para a próxima temporada de inverno são claras: os alemães estão a reservar as suas viagens com ainda mais antecedência e a optar cada vez mais por viagens de longa distância.
A Associação Alemã de Viagens (DRV) aguarda com confiança os próximos meses de inverno: “Ainda mais alemães do que nos anos anteriores querem estender o verão em países distantes, e escapar do frio com uma viagem de longa distância”, afirma Norbert Fiebig, presidente da associação.
No mercado alemão, as viagens de longa distância geralmente aumentam no inverno, mas as reservas para a temporada de inverno de 2025/26 (novembro de 2025 a abril de 2026) são ainda mais fortes do que nos anos anteriores. Sendo certo que no inverno de 24/25 já houve uma elevada procura “as reservas antecipadas deste ano estão mesmo a superar os números do ano passado, com as viagens de longa distância a registarem um aumento de 11% nas vendas e de 8% no número de viajantes.
Os dados da associação alemã indicam que os destinos africanos estão a registar um aumento de 25% nas vendas, enquanto os destinos no Sudeste Asiático, Índico e Médio Oriente estão a subir 16%. Somados, estes destinos quase três quartos das vendas.
Já a procura pelas Caraíbas e América Central/do Sul permanece estável, enquanto as vendas para os EUA estão 27% abaixo do inverno do ano passado.
Nos destinos de médio curso da Europa Ocidental e Mediterrâneo, como as Canárias, por exemplo, o aumento é de 10%, o mesmo que se regista, por exemplo, para a Turquia e Egito.
O segmento de cruzeiros, geralmente um dos maiores impulsionadores de crescimento no setor de viagens alemão, apresenta um aumento de 8% em vendas, representando mais de 30% de todas as viagens de inverno reservadas até ao momento.
Vendas de verão aumentaram 6% até ao final de agosto
Embora a temporada de verão apenas termine no final deste mês, de acordo com análises conduzidas pela Travel Data + Analytics (TDA) para a Associação Alemã de Viagens (DRV), já está claro que o verão de 2025 terminará com um sólido crescimento da receita. Com base nas reservas atuais no final de agosto, a receita aumentou cerca de 6% em comparação com o ano anterior, para um aumento de 1% no número de viajantes – valor que mesmo assim ainda se situou 10% abaixo de 2019.
O número de clientes que reservaram férias com uma operadora de turismo como pacote ou excursão modular para o verão aumentou ligeiramente em 1% — mas permanece 10% menor do que no verão de 2019.
Segundo o estudo, a procura por férias no Mediterrâneo Oriental – incluindo Grécia e Turquia – foi particularmente forte, com um aumento de 9% nas vendas, e respondendo por quase metade das vendas de verão. Já as férias de longo curso registaram um crescimento de 6%, enquanto os destinos de Mediterrâneo e Europa Ocidental, bem como os cruzeiros, tiveram um aumento de 3% em vendas.
Segundo a associação alemã de viagens, no verão os destinos mais acessíveis foram particularmente beneficiados: a Bulgária, por exemplo, registou um aumento de 41%; a Tailândia cresceu 18%, o Egito 17% e a Turquia 6%, continuado a ser o destino preferido das famílias alemãs para as suas férias.
Já a procura pelos EUA, continuou a diminuir, perdendo quase um quinto dos viajantes face ao verão do ano passado.



