Descolaram 44 mil voos de Portugal no 1.º trimestre do ano, 72% à hora prevista
A AirHelp, empresa de tecnologia de compensação de passageiros aéreos, acaba de divulgar que no primeiro trimestre do ano, mais de 5,7 milhões de passageiros apanharam um voo a partir de um aeroporto em Portugal e cerca de 44 mil voos descolaram de Portugal, com 72% das viagens efetuadas à hora prevista.
Os aeroportos do Porto, de Faro, de Porto Santo e Graciosa destacam-se pela sua pontualidade, enquanto os aeroportos de Lisboa, Horta, Ponta Delgada, Santa Cruz e Pico apresentam as taxas de atraso mais elevadas.
Mais de 1,5 milhões de passageiros viu o seu voo sofrer alguma perturbação e, embora na maioria dos casos se tratasse de atrasos menores que não implicam uma compensação financeira, mais de 67 mil passageiros ficaram aptos a receber uma indemnização seja devido a um atraso do seu voo superior a três horas, ao cancelamento do seu voo ou à perda de uma ligação causada pelo atraso do primeiro voo.
Dos três meses em análise, março é aquele que se destaca, tendo sido realizados mais de 15 mil voos e registados quase dois milhões de passageiros. É, por isso, também natural que se tenham registado mais perturbações com 35% dos voos a sofrê-las, bem como 35% dos passageiros a lidar com algum problema no seu voo.
Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos e representante da AirHelp em Portugal, sublinha que “com estes dados, podemos concluir que Portugal continua o seu caminho de recuperação para os níveis pré-Covid, facto que nos agrada uma vez que contamos com um verão agitado e, por isso mesmo, com um aumento natural de voos e passageiros durante este período”.
TAP foi a companhia aérea que mais passageiros transportou
De acordo com a AirHelp, a companhia aérea nacional, TAP, foi a que mais passageiros transportou a partir de Portugal, tendo registado mais de dois milhões de passageiros em 16 mil voos. Do total de passageiros registados, 33% sofreu algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou overbooking).
Quando falamos de aeroportos portugueses, o Porto volta a destacar-se pelo seu bom desempenho e Lisboa a encontrar-se no polo oposto. No Aeroporto do Porto apenas 18% dos passageiros aéreos sofreu algum tipo de perturbação; por outro lado, no Aeroporto de Lisboa, este número chega aos 34%.
A par com o Aeroporto do Porto, encontram-se os aeroportos de Faro, Porto Santo e Graciosa: o Aeroporto de Porto Santo apresenta 19% de passageiros afetados; o Aeroporto de Faro registou 18% (tal como o Porto); o Aeroporto da Graciosa registou 25% dos passageiros aéreos com alguma perturbação nos voos.
Já os Aeroportos dos Açores – Horta, Ponta Delgada e Pico – e o Aeroporto de Santa Cruz (na Ilha da Madeira) são, juntamente com o Aeroporto de Lisboa, os que registam pior performance: 40% dos passageiros sofreu alguma perturbação em Santa Cruz; 33% sofreu alguma perturbação no Aeroporto da Horta (o mesmo número em Lisboa); 29% no Aeroporto de Ponta Delgada; e, por fim, 26% no Aeroporto do Pico.
Ainda assim, segundo Pedro Miguel Madaleno, “os aeroportos portugueses melhoraram o seu desempenho durante o primeiro trimestre de 2024, com menos interrupções de voos, o que é uma boa notícia para os passageiros aéreos. Esperamos que este melhoramento seja constante”.