Air France-KLM sobre privatização da TAP: Manutenção do hub de Lisboa não é problema, aeroporto sim
A Air France-KLM é um dos três interessados conhecidos na privatização da TAP, a par do Grupo Lufthansa e da IAG (Iberia e British Airways). Enquanto espera por maior clarificação sobre o processo, o grupo franco-neerlandês mantém o interesse e a expectativa mas alerta que se não houver uma clarificação sobre o Aeroporto de Lisboa será difícil vender a TAP.
O tema da privatização da TAP foi abordado durante a recente apresentação dos resultados económicos de verão da Air France-KLM tendo, na altura, o CEO do Grupo, Benjamin Smith, frisado a necessidade de o governo português clarificar os seus planos relativamente à construção de um novo aeroporto para Lisboa. Citado pela imprensa internacional, o responsável considerou que a clarificação desta situação será da da maior importância para a decisão de licitação na privatização da transportadora aérea portuguesa.
“Estamos muito interessados em ver qual será a próxima visão oficial sobre o novo aeroporto ou o aeroporto principal”, disse o presidente-executivo da Air France-KLM, Benjamin Smith, durante a conferência de apresentação resultados do terceiro trimestre do grupo, no passado dia 27 de outubro.
Considerando a situação atual do Aeroporto de Lisboa, permanentemente congestionado e incapaz de garantir que as operações decorram com normalidade, Ben Smith foi mesmo mais longe ao dizer que os outros dois grupos interessados em concorrer à privatização da TAP (Lufthansa e IAG) deveriam pensar o mesmo sobre a necessidade de clarificar o futuro da situação aeroportuária de Lisboa. “Isso será algo que os três potenciais licitantes, que conhecemos, insistiriam em ter”, afirmou.
Recorde-se, a propósito, que a Comissão Técnica Independente deverá propor, até ao final do ano, uma decisão sobre a localização do no aeroporto.
Já a manutenção do “hub” de Lisboa, condição que o Governo considera fundamental para a venda da TAP, não parece representar qualquer problema para a Air France-KLM.
Em resposta escrita à Lusa, já veiculada por outros meios, fonte oficial do grupo afirmou acreditar que “o ‘hub’ de Lisboa é totalmente complementar à nossa rede atual” e que é “sem dúvida” estratégico para a sua operação.
A mesma fonte reafirmou que o grupo Air France-KLM está a “aguardar as próximas fases do processo e mais detalhes da privatização” para decidir se avança ou não com uma proposta de licitação.