Air France-KLM conclui compra de 19,9% da escandinava SAS
O Grupo Air France-KLM anunciou esta quarta-feira, 28 de agosto, ter concluído a aquisição de uma participação minoritária no capital social da companhia aérea escandinava SAS. A 1 de setembro entrará em vigor uma “ampla cooperação comercial” e a SAS irá aderir à Skyteam.
O Grupo Air France-KLM concluiu a aquisição de uma participação não controladora de 19,9% no capital social da SAS AB, após aprovação dos reguladores na Europa e nos Estados Unidos.
Paralelamente à transação financeira, a Air France-KLM e a SAS assinaram acordos de interline e codeshare de longo alcance para ligar os seus hubs e redes. Estes acordos, que abrangem benefícios recíprocos do programa de fidelização, entrarão em vigor já a 1 de setembro de 2024. No mesmo dia, a SAS aderirá à aliança Skyteam, da qual a Air France e a KLM são membros fundadores.
Segundo um comunicado do Grupo franco-neerlandês, a transação foi concluída pelo Grupo Air France-KLM no âmbito de um consórcio de investidores que inclui também a Castlelake L.P. em nome de determinados fundos ou afiliadas, a Lind Invest ApS e o Estado dinamarquês, com o negócio a rondar os 1,2 mil milhões de dólares.
O Grupo Air France-KLM investiu um total de 144,5 milhões de dólares na SAS AB, subscrevendo 109,5 milhões de dólares em ações ordinárias e comprando 35 milhões de dólares em obrigações convertíveis com garantia sénior. O investimento integra-se na estratégia da Air France-KLM e, segundo o Grupo, já foi considerado na trajetória financeira para 2024, não tendo impacto nas suas perspetivas de médio prazo.
O comunicado indica, também, que “foram acordadas disposições específicas entre os membros do Consórcio, segundo as quais a participação da Air France-KLM poderia ser aumentada de modo a que a Air France-KLM pudesse tornar-se acionista de controlo, após um mínimo de dois anos, sujeita, entre outras coisas, a determinadas condições regulamentares e desempenho financeiro”.
Imagem: © SAS AB (SAS Pressroom/Imagebank)