Air France-KLM admite investir na TAP mas quer controlar a gestão
O presidente executivo da Air France-KLM, Ben Smith, admitiu que o grupo poderá considerar uma entrada minoritária no capital da TAP, mas avisou que se investir na companhia aérea portuguesa quer controlar a sua gestão comercial.
Respondendo aos jornalistas durante uma apresentação em Amesterdão, Ben Smith explicou que o “interesse” o grupo na TAP “não é apenas financeiro”, mas também estratégico: “O mais importante para nós é termos capacidade de tomar decisões comerciais. Se não pudermos gerir comercialmente na TAP, o interesse é muito limitado”, afirmou, acrescentando que “normalmente isso exige 51%, 60% ou 70% do capital”.
Ainda assim, o responsável reconheceu que existem modelos alternativos que permitem obter sinergias e benefícios financeiros sem controlo total: “Estamos abertos a estruturas diferentes, mas precisamos de estar confortáveis de que conseguimos as sinergias adequadas e que a TAP pode competir melhor no mercado”, afirmou.
O presidente executivo da Air France-KLM, Ben Smith, considerou ainda que uma eventual venda da TAP ao grupo IAG, dono da Iberia e da British Airways, enfrentaria sérias dificuldades políticas em Portugal e regulatórias em Bruxelas.
“Acredito que seria politicamente complicado explicar aos portugueses que a TAP teria os seus interesses melhor defendidos sob controlo da Iberia. E, do ponto de vista regulatório, também vejo dificuldades adicionais em Bruxelas”, sublinhou.


