AHRESP quer novos apoios ao setor para enfrentar “pós-verão desafiante”

A AHRESP alerta para um período pós-verão desafiante para as empresas do alojamento e da restauração e apela à inclusão das empresas do turismo nas medidas de apoio anunciadas pelo Governo.
Em nota à imprensa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) assinala que as empresas dos sectores do alojamento e da restauração “vão ser as primeiras a sofrer com a perda do poder de compra dos consumidores”, o que as levará a enfrentar desafios acrescidos a partir do final do verão.
Nesse sentido a Associação, que diz ter ficado satisfeita com o anúncio, feito pelo primeiro-ministro, de novas medidas de apoio para as empresas e famílias, já a partir de setembro, apela a que as empresas do turismo, nomeadamente no que toca à hotelaria e restauração, sejam contempladas nessas medidas.
“O fim da época alta trará fortes desafios às empresas do alojamento e restauração, que vão ser as primeiras a sofrer com a perda do poder de compra dos consumidores”, afirma a AHRESP, que acrescenta esperar que as medidas de apoio a serem lançadas em setembro “atendam aos enormes desafios que se anteveem para os nossos setores, que ainda não recuperaram da pandemia (nem se espera que tal venha a suceder ainda em 2022) e que as nossas empresas sejam contempladas nas medidas que venham a ser disponibilizadas”.
“A crise originada pela pandemia não só esgotou as reservas financeiras das empresas, como também as forçou a endividar-se para sobreviver. Neste momento, as empresas já se encontram a pagar os créditos aos quais tiveram de recorrer em 2020 e 2021, sendo esse encargo financeiro muito difícil de suportar para os negócios que ainda não alcançaram os níveis de 2019 e que enfrentam agora a redução das margens de lucro, como resultado do aumento dos custos de operação”, declara a AHRESP, em comunicado.