AHRESP lamenta fim da Linha de Apoio à Tesouraria
Em nota difundida, a AHRESP lamenta o encerramento da Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo, embora enalteça o alargamento do prazo de reembolso.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considera que a Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo de Portugal, foi “uma das principais medidas implementadas para fazer face aos efeitos adversos da pandemia no setor do turismo”.
Esta Linha de Apoio, conforme o Turisver noticiou, atingiu o limite do seu orçamento e, por isso, foi formalmente encerrada na passada sexta-feira, 29 de abril, conforme informação do Turismo de Portugal. No entanto, e considerando o atual contexto económico, o Governo aprovou o alargamento do prazo de reembolso desta linha de crédito de dois para quatro anos, reduzindo as exigências de reembolso no curto prazo. Uma medida que, segundo a AHRESP, é “determinante para as empresas do alojamento turístico e da restauração e similares” e que “há muito vinha a ser solicitada pela AHRESP, de modo a diminuir o esforço financeiro das empresas, num momento em que ainda se encontram numa fase muito inicial da sua recuperação”.
Ainda assim, a Associação “lamenta o fim deste mecanismo de apoio à tesouraria”, que considerava de “fácil acesso, célere e capaz de responder rapidamente às necessidades de tesouraria das empresas do setor”.
Recorde-se que este instrumento concedeu apoios à tesouraria a 8.896 empresas e permitiu a manutenção de 41.325 postos de trabalho no setor nos últimos dois anos, de acordo com informações veiculadas pelo Turismo de Portugal.