AHRESP apela a “precaução” e “moderação” na subida dos juros
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2022/06/Ana-Jacinto-AHRESP.jpg)
Face às declarações de Christine Lagarde, em Sintra, que deixou claro que o BCE poderá aumentar as taxas de juro mais cedo que o previsto para fazer face à inflação, a AHRESP apela a que tal medida seja “encarada com precaução e moderação”.
A restauração e o alojamento turístico foram das áreas mais seriamente impactadas pela crise pandémica por isso, a AHRESP, que os representa alertou esta quarta feira para o facto de uma eventual subida das taxas de juro e o aumento do custo do financiamento bancário poder agravar o risco de uma recessão económica.
“A AHRESP, que representa os setores mais impactados pela crise pandémica, considera que uma subida das taxas de juro e o aumento do custo do financiamento bancário dificulta não só o investimento das empresas, mas também a criação de emprego e o consumo dos particulares, com o risco acrescido de culminar numa eventual recessão económica”, lê-se numa publicação da associação.
Desta forma, a AHRESP considera “necessário atuar com muita prudência, uma vez que as economias europeias ainda estão a recuperar de uma crise originada pela pandemia da COVID-19 e que deixou milhares de empresas totalmente descapitalizadas”.