AHP apresentou Programa HEART, a “evolução natural” do HOSPES
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) deu a conhecer esta quarta-feira uma nova etapa no seu compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade com o lançamento do Programa HEART, sucessor do HOSPES.
Segundo a AHP, este novo marco é o reflexo de “mais de uma década de impacto positivo e simboliza uma abordagem ainda mais integrada e abrangente para a economia circular e o cuidado com comunidades e o meio ambiente”.
O Programa HEART representa uma “evolução natural do HOSPES”, pelo que mantém aqueles que sempre foram os pilares fundamentais do primeiro programa. Entre estes está a doação de bens e a promoção da economia circular, o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo, fortalecendo o alinhamento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Este programa reforça o papel do setor hoteleiro como um agente de mudança, cuidando não apenas de quem recebe e dos seus colaboradores, mas também do planeta e das comunidades,” destaca a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.
De acordo com a AHP, desde o início deste Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, mais de 278 mil bens foram redirecionados para quase 200 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), gerando uma poupança estimada de 6,5 milhões de euros. Com pequenas mudanças implementadas pelos 347 hotéis participantes, foi também possível economizar cerca de 774 milhões de litros de água na última década. “Um passo enorme no sentido de reduzir a pegada ambiental no turismo, setor que é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa”, sublinha a Associação.
Para a AHP, “Já não é uma questão de ‘se’ vamos descarbonizar, mas sim de ‘quando’ e ‘como’. E a resposta é: agora, com ações concretas e monitorização contínua do Programa HEART”, reforça a Associação.
Entre os projetos que serão continuados e ampliados pelo HEART estão o apoio às IPSS, com doações que melhoraram as condições para todos os utentes, a assinatura de mais protocolos com entidades que promovem o emprego inclusivo, assim como a assistência a populações afetadas por desastres.
O sucesso do HOSPES, reconhecido com distinções com Responsible & Inclusive Entrepreneurship no European Enterprise Promotion Awards ou o Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Responsável, valida o impacto e a relevância das iniciativas da AHP.
Com o Programa HEART, a associação espera inspirar outros setores a adotar práticas semelhantes, provando que responsabilidade social e ambiental pode ser um modelo de negócio sustentável e estratégico.
“Com o HEART, queremos demonstrar que cada ação conta. Este é um compromisso do setor hoteleiro português com um futuro mais sustentável para todos,” conclui Cristina Siza Vieira.
Saiba mais no site do Programa: www.heartbyahp.pt