AHETA: Páscoa tardia puxa turismo algarvio para baixo em março

Dados provisórios divulgados pela AHETA, dão conta que em março, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma descida de 1,8pp na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2024. A descida é justificada pelo ‘efeito Páscoa’ que o ano passado foi em março.
No passado mês de março, a taxa de ocupação quarto foi de 51,9%, tendo ficado abaixo do valor verificado em 2024 (-1,8pontos percentuais, -3,4%). No entanto, se a comparação for feita com o mesmo mês de 2019, ano em que a Páscoa foi a 21 de abril, a ocupação quarto registou uma subida de 0,2pp (+0,4%), avança a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) em nota à imprensa.
No mês em análise, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o canadiano (+1,0pp), o neerlandês (+0,8pp), e o alemão (+0,4pp). Já o mercado britânico registou uma descida homóloga de 1,6pp e o nacional de 1,4pp.
A estada média foi de 4,3 noites, 0,4 acima do verificado no mês homólogo do ano anterior. As estadas médias mais prolongadas foram as do mercado norueguês, com 12,8 noites, do sueco, com 9,6, e do neerlandês, com 9 noites.