AHETA: Algarve com menos portugueses em julho mas mercado interno continua líder
Dados provisórios da AHETA divulgados esta quinta-feira, mostram que a taxa de ocupação de julho, na região algarvia, foi semelhante à verificada no mês homólogo de 2023. O mercado interno foi o que mais desceu mas continua em 1º lugar.
A informação avançada pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve revela que a taxa de ocupação quarto foi de 83,6%, valor próximo do verificado em 2023 (-0,3 pontos percentuais, -0,3%)
Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o sueco (+0,8pp), o neerlandês (+0,4pp), e o alemão, com +0,3pp. No polo oposto, as principais descidas foram registadas pelo mercado nacional (-2,3pp) e pelo francês (-0,6pp).
“Apesar da descida verificada, os portugueses continuam a ser o principal mercado, quer em número de dormidas, quer de hóspedes, em julho no Algarve”, frisa a nota da AHETA.
A AHETA indica ainda que a estada média foi de 4,9 noites, +0,2 noites do que a verificada no mês homólogo do ano anterior. As estadas médias mais prolongadas foram as do mercado irlandês, com 6,9 noites, do belga com 6,5 noites, e do sueco, com 6,4.