Agravamento de custos reflete-se nos preços dos hotéis
O aumento de preços nos hotéis já está a ser uma realidade em Portugal e, de acordo com a AHP, está a ser motivado pela inflação e pelo agravamento dos custos das matérias-primas.
Em declarações à Lusa, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) afirmou ser “evidente que o aumento de preços já está a acontecer”, realçando que “mesmo durante a pandemia não foi o preço que caiu e sim a taxa de ocupação”.
Se durante a pandemia “não houve sacrifício do preço”, agora muito menos até porque, sublinhou, “não se podem internalizar custos destes”. Assim, acrescentou, “é normal” que o aumento dos custos, seja por via da inflação, seja por via do preço das matérias-primas, da alimentação e dos salários, sejam “refletidos nos clientes”. E rematou: “o preço do alojamento vai subir e já está a subir”.
Relativamente a perspetivas para a Páscoa, Cristina Siza Vieira deixou claro que “não há para já nada que frustre as expectativas que já havia relativamente à Páscoa”, ou seja, de que “fosse o início da retoma e parece que assim se confirma”. Para já também não está posto de lado o objetivo de terminar o ano com “80% a 85% das receitas de 2019”.