Agosto: Receitas turísticas em máximo histórico de 4.100 milhões, segundo o BdP

Dados do Banco de Portugal divulgados na sexta-feira, revelam que as despesas realizadas durante o mês de agosto pelos turistas estrangeiros em Portugal, atingiram os 4,1 mil milhões de euros em agosto, representando um novo máximo histórico.
As exportações de viagens e turismo, que mostram os gastos efetuados efetuados em Portugal pelos residentes em Portugal no âmbito de uma viagem ou férias atingiram um total de 4.149,07 milhões de euros em agosto, refletindo um acréscimo de 4,2% face aos 3.979,17 milhões registados no mesmo mês do ano passado.~
No mês em análise, os gastos efetuados por residentes em Portugal durante as suas estadias no exterior (importações do turismo) fixaram-se em 866,49 milhões de euros em agosto, valor que se compara aos 799,26 milhões de euros verificados em agosto do ano passado.
Ainda assim, de acordo com os dados do Banco de Portugal, os portugueses fizeram menos despesas no exterior no mês de agosto do que no mês de julho.
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as despesas dos turistas estrangeiros em Portugal totalizam 19,1 mil milhões de euros, valor que se compara com os 17,5 mil milhões alcançados em igual período do ano passado.
Tanto num caso das exportações como das importações, os gastos apontados incluem despesas em alojamento, alimentação e restauração, bem como em serviços culturais e de lazer.