Aeroportos geridos pela ANA já têm certificação ambiental ACA 4+

Portugal é o primeiro país da União Europeia a obter a certificação ACA 4+, o nível mais elevado do programa de avaliação ambiental da ACI, nos 10 aeroportos sob a alçada da VINCI Airports.
Esta certificação reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de CO2 relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as suas emissões diretas, compensaram as suas emissões diretas residuais e começaram a reduzir as suas emissões indiretas.
A ACA 4+ também reconhece que os aeroportos estabeleceram metas de redução de emissões de carbono consistentes com um cenário de aquecimento inferior a -2°C ao abrigo do Acordo de Paris.
Este desempenho, sem precedentes, resulta da implementação do plano de descarbonização da VINCI Airports nos aeroportos portugueses, que já reduziram as suas emissões diretas em 35% desde 2018.
Como pilar deste plano de ação, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está atualmente a ser implementado em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade já em atividade no aeroporto de Faro desde 2022.
O programa de sumidouros de carbono florestal da VINCI Airports, destinado a sequestrar as emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado perto dos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.
Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se: abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no aeroporto de Lisboa; primeiros voos comerciais com biocombustíveis sustentáveis (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.
Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, mostrou-se muito “orgulhoso de que Portugal, onde as ligações internacionais têm uma elevada importância na sua economia, se tenha tornado o primeiro país da Europa a alcançar o ACA4+ para todo o seu sistema aeroportuário. Saúdo o notável empenho das nossas equipas, em Portugal e em toda a nossa rede, que estão a atuar como pioneiros na implementação do plano de ação ambiental da VINCI Airports”.