Aeroportos de Lisboa e Porto já têm nova solução biométrica para passageiros
Nos aeroportos de Lisboa e do Porto a nova solução tecnológica Biometric Experience by VINCI Airports está a ser implementada desde o início deste ano mas no segundo semestre ficará também disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada.
A nova solução que incide na aplicação de tecnologia na melhoria da qualidade de serviço e transformação digital nos aeroportos, está a ser testada com passageiros da TAP no percurso das partidas dos aeroportos de Lisboa e do Porto, em voos previamente selecionados pela companhia, no espaço Schengen – Europa. Numa segunda fase, juntar-se-ão outras companhias aéreas e mais destinos, incluindo voos extraeuropeus.
Os passageiros que sejam incluídos nos voos de teste e que sejam elegíveis (apenas passageiros maiores de idade podem utilizar esta solução com recolha de dados biométricos) podem participar através do registo prévio no seu dispositivo móvel através da aplicação “Biometric Experience”, disponível em IOS e Android.
Em alternativa, podem efetuar o registo no aeroporto, num equipamento disponível para o efeito, com ou sem assistência, quiosque localizado à entrada do check-in, área pública das partidas de Lisboa e no Porto, ou junto às portas de embarque, para passageiros que se encontrem a efetuar transferência entre voos.
O registo e a utilização são simples: na app ou no quiosque, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico ou cartão de cidadão de nacionalidade portuguesa e tirar uma “selfie”, aceitando os termos e condições. Posteriormente, terá uma experiência de embarque mais tranquila e célere, através da leitura dos dados biométricos da face, sem ter de apresentar novamente o seu cartão de embarque.
A Vinci / ANA Aeroportos de Portugal considera que “este processo simplifica a viagem do passageiro que ganha tempo livre, numa viagem paperless & contactless, com total garantia de confidencialidade, já que os dados são apagados após a partida do voo”.
Thierry Ligonnière, CEO da ANA-Aeroportos de Portugal, destaca a importância do lançamento deste projeto “que marca a aposta mais avançada em inovação nos aeroportos com resultados concretos para a experiência do passageiro”.