Aeroporto de Ponta Delgada vai “ganhar” mais 4.000m² até 2027

O Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, nos Açores, vai ser ampliado até 2027 aumentando 30% face à área atual, anunciou esta quarta feira o presidente do conselho de administração da ANA, José Luís Arnaut.
A obra, que vai começar no início do próximo ano e terminar em 2027, vai ampliar o Aeroporto João Paulo II em 4.000m², passando a infraestrutura a contar com dois pisos.
“Ao nível da infraestrutura, vamos fazer as obras necessárias. Vamos ampliar. Nesta zona onde estamos presentes [atual sala VIP] será a ampliação do futuro terminal. Isso acresce 30% da área útil do atual aeroporto”, revelou José Luís Arnaut, no aeroporto de Ponta Delgada, após uma reunião entre a ANA – Aeroportos de Portugal e o executivo açoriano.
Lembrando que a ilha de São Miguel passou a ter sete novas rotas no último ano, o ‘chairman’ da ANA reconheceu que o “crescimento” do turismo na região “tem de ter uma resposta ao nível da infraestrutura”.
“Não se pode parar o aeroporto para fazer a obra. Temos de fazer a obra com o aeroporto a funcionar sem prejudicar os passageiros e o movimento. É uma engenharia muito fina”, acrescentou.
A concessionária do aeroporto de Ponta Delgada vai ainda realizar outras intervenções para “melhorar a experiência do passageiro” e garantir a “sustentabilidade ambiental”, nomeadamente através de centrais fotovoltaicas que permitam o autoabastecimento da infraestrutura aeroportuária. “Vamos criar pontos de energia verde e um conjunto de condições para que nos próximos anos os aeroportos dos Açores estejam credenciados com esses requisitos”, precisou o presidente da ANA que, no entanto, não revelou o valor do investimento que será feito.
Por sua vez, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, referindo-se à ampliação do aeroporto de Ponta Delgada, afirmou que “é do interesse dos Açores essa ampliação. É uma questão de reputação. Há um compromisso e uma relação de cooperação entre a região, as expectativas dos Açores e os compromissos da ANA/Vinci”.