Aeroporto de Frankfurt quer reduzir capacidade para “estabilizar operações”
A medida anunciada pelo maior aeroporto da Europa tem que ser autorizada pelo governo alemão mas já tem a concordância da companhia aérea alemã, Lufthansa, que na passada quarta feira tinha anunciado o cancelamento de mais 2.000 voos.
A empresa que gere o aeroporto de Frankfurt, Fraport, anunciou na sexta feira, 15 de julho, ter pedido autorização ao governo alemão para reduzir o número de movimentos de aeronaves por hora (partidas e chegadas) de 96 para 88. O objetivo, segundo a gestora aeroportuária é ajudar a estabilizar as operações naquela infraestrutura aeroportuária.
A decisão carece de aprovação por parte do Ministério das Finanças da Alemanha, pelo que não sabe quando é que a medida entrará em vigor mas assim que houver luz verde por parte do governo, a Fraport tomará as medidas necessária para a redução da capacidade do aeroporto do Frankfurt.
O que já é conhecido é a posição da companhia aérea alemã Lufthansa, que tem o seu maior hub precisamente em Frankfurt. Em comunicado emitido no mesmo dia, a Lufthansa expressou o seu total apoio à medida, afirmando que “este é o passo mais adequado para estabilizar as operações de voo”.
Citado no comunicado da companhia, Jens Ritter, CEO da Lufthansa recordou que nas últimas semanas, a companhia se viu obrigada a cancelar voos em várias “ondas” para aliviar o sistema geral, o que afetou “muitos milhares de clientes” além de ter “custado um enorme trabalho adicional aos nossos empregados e custos adicionais de milhões de euros” para a transportadora.
Recorde-se que o Grupo Lufthansa tinha já anunciado, dois dias antes, o cancelamento de mais 2.000 voos durante o verão, nos aeroportos de Frankfurt e Munique, devido à falta de pessoal. Trata-se da quarta vaga de cancelamentos de voos anunciada pelo Grupo, que no total cancela 7% da sua operação à partida daqueles aeroportos
Esta é a quarta vaga de cancelamentos que o grupo anuncia, o que leva a uma anulação de 7% do plano inicial de 80.000 voos nos dois aeroportos durante o verão, de acordo com cálculos da agência noticiosa. Na altura, o Grupo explicou que “tenta excluir as ligações para destinos habituais de férias” e que propõe alternativas para as viagens canceladas.
Sublinhe-se, também, que Frankfurt não será o primeiro grande aeroporto europeu a limitar o número de passageiros, tenho sido feito o mesmo pelo aeroporto de Schiphol em Amesterdão e Heathrow e Gatwick, em Londres.