Aeroporto de Faro vai ter voos diretos para Nova Iorque, Helsínquia e Reiquiavique

O Aeroporto de Faro vai contar este verão com 86 rotas para 75 destinos , prevendo-se uma média de 821 frequências semanais, o que equivale a um acréscimo médio de 8% face ao verão de 2024. Em destaque estão três rotas completamente novas que ligarão o Algarve aos EUA, Finlândia e Islândia.
A ligação entre o aeroporto Gago Coutinho e Nova Iorque arranca a 17 de maio e será feita pela United Airlines, enquanto a ligação com Helsínquia será operada pela Finnair e a rota para Reiquiavique será servida pela Play. Com estas novas rotas, o Algarve passa a estar ligado a 22 mercados internacionais.
Já no que diz respeito a novas ligações com outra companhia a voar para destinos que já estavam abertos, destacam-se Berlim (Eurowings), Bournemouth e Londres (Jet2.com), Zurique (easyJet) e Bordéus (easyJet & Transavia).
Haverá ainda um aumento de capacidade, com as companhia aéreas Edelweiss a operar um A350, entre abril e maio e a Air Transat a reforçar a rota Toronto-Faro com +5% de capacidade.
De realçar que o Aeroporto Gago Coutinho – Faro registou 9,8 milhões de passageiros em 2024 (+2%), com um novo recorde na temporada de inverno de 2024, registando um aumento de 34% na capacidade de lugares em relação ao inverno de 2019 (+2% face a 2023), reforçando a sua atratividade como destino durante todo o ano.
Investimentos Estratégicos em Infraestrutura e Inovação
Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais e de qualidade de serviço, a ANA|VINCI Airports está a implementar um programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia (UPGRADE), abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão.
No caso do Aeroporto de Faro, com o intuito de aumentar a área de processamento de passageiros no controlo de fronteira de chegada, foi criada uma área de desembarque para chegadas de passageiros, cuja origem obrigue a efetuar o controlo de fronteira para entrarem no espaço Schengen. Refira-se ainda a obra de substituição da cobertura, ainda a decorrer, correspondendo a um investimento total na ordem dos 17,3 milhões de euros.