ADHP já tem programa para o XIX Congresso

Gestão em contextos incertos, após uma pandemia e um conflito armado na Europa, captação de talento, sustentabilidade e novas tendências serão alguns dos temas de o XIX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, a 30 e 31 de março, em Albufeira.
No ano em que a ADHP comemora 50 anos, escolheu para mote deste Congresso, que terá lugar no NAU Salgados Palace, “Gerir na incerteza. Rethink the future”, dando mais um passo em torno de um futuro verde e promoção sustentável.
Com este congresso, a ADHP dá mais um passo em torno de um futuro verde e promoção sustentável. Pela primeira, o Congresso será paper e merchandising free. A iniciativa convida os participantes a repensarem a utilização do uso do papel, incentivando-os a recorrerem aos meios digitais. Esta mudança para o digital representa a adoção de uma medida concreta face à consciência da pegada ambiental da associação e do seu principal evento.
“Num ano em que comemoramos meio século de existência, queremos celebrar este Congresso de modo sustentável e atento ao futuro. Ao mesmo tempo, não esquecemos a nossa missão de continuarmos a promover um fórum de debate e troca de ideias entre players de referência no setor do turismo e da hotelaria, não só a nível nacional, mas incluindo também parceiros internacionais. Estamos abertos ao melhor do que é feito na hotelaria lá fora e, por isso, este Congresso é também, pela primeira vez, um Encontro Internacional de Diretores de Hotéis”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.
O primeiro dia de abertura deste Congresso está marcado para as 14h30 e conta com as presenças de Fernando Garrido, João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve), José Carlos Rolo (presidente da Câmara de Albufeira) e Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal).
“Sustentabilidade Social – Estudo do Mercado de Trabalho para o Setor do Turismo” é o tema do primeiro painel, às 16h00 e que terá como keynote speaker Carlos Costa (professor da Universidade de Aveiro), contando ainda com a participação de Raul Ribeiro Ferreira (vice-presidente da ADHP).
Às 17h15 será vez de debater o tema de “Gestão na Incerteza”, com moderação de João Simões (CEO da Sogenave), num painel que reúne Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal), Carlos Alves (diretor regional de operações na Vila Galé Hotéis) e Hélder Martins (presidente da AHETA).
O primeiro dia do Congresso ficará ainda marcado por um jantar e entrega dos Prémios Xénios 2023, a partir das 20h00, no NAU Salgados Palace.
Os trabalhos de o dia 31 de março, terão início às 10h00 com um painel dedicado à “Ciber Segurança”. O debate será moderado pelo professor Pedro Moita (presidente da ESHTE) e contará com a presença do professor Pedro Machado (coordenador científico e presidente da Assembleia-Geral do CESICP) e de Miguel Farinha (Paybyrd).
Durante a manhã, terá ainda lugar a apresentação “Empresa Social by THF”, ao cargo de Susana Garrett Pinto (fundadora e CVO da THF), que pretende explicar aos presentes, de forma breve, em que consiste uma empresa social.
“A importância dos Dados para Cenários Previsionais” é o tema que se segue a partir das 12h00, com Luís Brites (CEO da CLEVER) a moderar um painel composto por Cristina Blaj (CEO e fundadora da Open Revenue Consulting), Fulvio Giannetti (CEO da Lybra Tech Intelligent Revenue Assistant), João Freitas (director of Growth & Partnerships da Host Hotel Systems) e Miguel Silva (CEO da MTI – Managing the Intelligence).
Ao início da tarde, às 15h00, as “Novas Tendências do Talento na Hospitalidade” serão o tema em destaque. Os oradores serão João Vieira (diretor de Recursos Humanos do Corinthia Hotel Lisbon), Madalena Carey (diretora da Happiness Business School) e Rosário Pinto dos Santos (hospitality recruiter na Stamina Hospitality). Carlos Diaz de la Lastra (Les Roches) será o keynote speaker da sessão.
O encerramento do XIX Congresso da ADHP está marcado para as 17h00 e contará com a presença de o presidente da direção da ADHP e de Nuno Fazenda (secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços).