Actahotels prossegue expansão internacional e abre 1º hotel em Lisboa

O grupo catalão ActaHotels, especializado na gestão e comercialização de hotéis urbanos, anunciou a abertura do seu primeiro hotel em Lisboa, que vem juntar-se às três unidades de que o grupo dispõe já na cidade do Porto.
A cadeia hoteleira catalã anunciou que prevê abrir já no verão o seu primeiro hotel na cidade de Lisboa, uma unidade que terá 200 quartos. A nova abertura insere-se no plano de expansão internacional da empresa, no âmbito da qual se implantou no Porto, onde detém já três unidades hoteleiras.
O grupo fechou 2024 com 23 hotéis e 1.679 quartos no seu portefólio, e um volume de negócios superior a 35 milhões de euros e lucros superiores a 5 milhões de euros.
Até agora concentrada em estabelecimentos hoteleiros urbanos em Barcelona, Madrid, Porto e Andorra, a ActaHotels iniciou uma nova fase no seu plano de expansão para crescer em capitais de toda a Espanha e também a nível internacional. A sua prioridade é fazê-lo através da gestão de propriedades de terceiros, incorporando hotéis que pretendam otimizar os seus resultados e rentabilidade a curto prazo graças a um modelo de gestão proativo e inteligente, mas mantendo a sua própria personalidade.
Assim, e para além de reforçar a sua presença em Portugal, a empresa tem como alvo cidades como Sevilha, Málaga, Granada, San Sebastián, Bilbau, a região do Levante, as ilhas Baleares e as Canárias como localizações prioritárias para o seu crescimento na Península Ibérica. Por outro lado, está previsto aterrar em França e Itália.
Com a abertura do seu primeiro hotel em Lisboa e as próximas adições ao seu portefólio, a cadeia assumiu o desafio de gerir um mínimo de 2.000 quartos e 26 estabelecimentos até 2026, acrescentando novas cidades como destinos para a marca.
O modelo de negócio do grupo assenta no leasing de ativos hoteleiros, assumindo o risco de operação e gestão da propriedade hoteleira e convertendo esses ativos em geradores de rendimento estável para os proprietários. Para crescer desta forma, procura hotéis urbanos bem localizados para fechar contratos de arrendamento de médio ou longo prazo, participar na sua renovação se necessário, reposicioná-los e comercializá-los para obter maior rentabilidade.
Recentemente, a empresa reforçou recentemente a sua identidade corporativa com um novo website orientado para o B2B, detalhando os serviços e projetos do grupo destinados a proprietários e profissionais, e atualizou o seu website B2C para oferecer uma melhor experiência de utilização aos clientes finais dos seus estabelecimentos.
Fundada em Barcelona em 2008 por José María Camí, a empresa gere atualmente 23 hotéis de 2, 3 e 4 estrelas, num total de 1.679 quartos. Quinze desses hotéis sob a marca Actahotels, estão localizados em Barcelona (9), Madrid (2), Andorra La Vella (1) e Porto (3). Os restantes oito, localizados em Barcelona, Platja d’Aro (Girona) e Porto, mantêm uma identidade própria e são comercializados sob a marca CLICKROOMS by ActaHotels.