Acrópole de Atenas vai ter limite diário de visitantes a partir de setembro
O Governo grego vai impor um limite de 20.000 visitantes por dia à Acrópole de Atenas. A medida, que visa proteger o monumento que é Património da Humanidade desde 1987, entrará em vigo no próximo dia 4 de setembro.
O acesso dos turistas à Acrópole vai dividir-se em três faixas horárias, desde as 08h00 às 20h00, e será aplicado tanto a visitantes individuais como a grupos.
A notícia foi avançada pela ministra grega da Cultura, Lina Medoni, que explicou que a limitação do número de visitantes à Acrópole está inserida num programa piloto que se estenderá, a partir de abril do próximo ano, a todos os sítios arqueológicos que tenham bilhetes eletrónicos.
O objetivo, segundo a governante, é evitar a superlotação da Acrópole, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas em um único dia.
“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós. Mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse a ministra, lembrando que este programa-piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para melhorar a experiência vivida pelo visitante.