“Acredito que venderíamos mais (o Brasil) se tivéssemos um produto charter”, considera Sara Silveira

Sara Silveira, da agência Mercado das Viagens da Maia, foi uma das agentes de viagens que participou na famtrip que o operador turístico Soltrópico organizou a Natal e Pipa, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O Turisver falou com ela para saber quais as impressões que recolheu da viagem realizada.
Texto e fotos: Fernando Borges
Terminada esta viagem ao Rio Grande do Norte, a Natal e Pipa, pergunto-lhe o que é que a marcou mais nesta famtrip organizada pela Soltrópico em colaboração com a TAP?
O que me marcou mais foi o próprio destino em si. Já o conhecia mas é sempre bom ver que continua a ser um destino muito versátil, como aliás é todo o Brasil, com muito para oferecer aos nossos clientes, começando pelo clima, pela gastronomia, o seu povo, as diversas atividades que se podem fazer que são muito diferenciadas.
Mas o que tenho por mais interessante neste destino é conseguirmos proporcionar uma série de experiências incríveis aos nossos clientes, desde fazer um passeio de buggy nas dunas a poder ver um pôr-do-sol numa lagoa ou dançar forró numa discoteca local. E é tudo isto que diferencia realmente este destino. Assim como, e apesar do estigma, a própria segurança. Aqui sentimo-nos seguros.
Falando em experiências, entre aquelas que nos foram proporcionadas, quais são aquelas que vai recomendar aos seus clientes serem obrigatórias?
Falando de Natal, é obrigatório andar de buggy pelas dunas de Genipabu, ver o pôr-do-sol e dar um mergulho na lagoa que tem o mesmo nome. Em Pipa é obrigatório andar pelo Chapadão e olhar toda a beleza do lugar, como olhar do topo desse “paredão” natural para a Praia do Amor, lá no fundo, assim como ir à Praia dos Golfinhos onde poderá com facilidade ter a sua companhia num estado selvagem, livre. Claro, e voltamos aos buggies, com ou sem emoção., ou experimentar fazer “skibunda” ou “aerobunda” por uma duna abaixo para cair nas águas de uma lagoa.
Entre os hotéis que visitámos, quais considera que se enquadram mais no gosto do turista português?
Para o cliente português, ou para o meu cliente especificamente, em Natal aponto o Wish, pelo serviço diferenciado e muito completo, e em Pipa os hotéis boutique e as pousadas, com um serviço mais premium, mais direcionado ao cliente, apesar de o público português não estar tão familiarizado com este tipo de unidades, mas na realidade são este tipo de hotéis que marcam pela diferença.
O facto de em Touros existir um hotel Vila Galé, não ajudará a influenciar o cliente português a optar por este destino?
Sem dúvida que sim, apesar de ser um hotel que já vendemos muito bem, foi muito importante conhecê-lo, reforçando a opinião que já tinha, mais pelo que conheço dos Vila Galé em Portugal. Sim, tê-lo conhecido veio dar-me mais razões para continuar a vendê-lo.
“Para Natal e Pipa a procura não está tão grande, incidindo mais em Touros, penso que pela existência do hotel da Vila Galé, mas este destino tem todo o potencial para se vender muito mais”
Diz-se muitas vezes que o Brasil está caro. A relação preço/qualidade é justa para quem vem para Natal e Pipa?
Bom, o Brasil continua a ser um destino caro e a grande procura pelo Brasil é a para o período da Passagem de Ano, que vendemos bastante bem. Mas não deixa de ser um destino caro, muito devido ao facto de apenas ter uma ligação regular com a TAP. Acredito que venderíamos mais se tivéssemos um produto charter. Por isso apesar de uma procura contínua é nesta altura, por causa da Passagem de Ano que ela é grande. Para Natal e Pipa a procura não está tão grande, incidindo mais em Touros, penso que pela existência do hotel da Vila Galé, mas este destino tem todo o potencial para se vender muito mais.
Que importância têm para si, profissionalmente, estas famtrips?
Considero que são super importantes para o agente de viagens, pois é muito importante conhecer o destino e vivenciá-lo, ter a experiência no destino, tornando muito mais fácil vendê-lo, pois passamos a nossa experiência ao cliente fazendo-os sonhar. Por isso acho que as famtrips são ótimas oportunidades que os operadores nos dão.
O Turisver viajou para Nata e Pipa a convite da Soltrópico