Açores: Serviço de shuttle para visitar Lagoa do Fogo já foi retomado
O serviço de shuttle que permite aceder ao Miradouro da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, nos Açores, foi retomado no sábado e vai prolongar-se até 30 de setembro, segundo anunciou o Governo Regional.
Iniciado o ano passado, este serviço, que funciona todos os dias, das 09h00 às 19h00, pretende “disciplinar o acesso de viaturas ao Miradouro da Lagoa do Fogo, que tem vindo a sofrer um aumento muito significativo devido ao incremento do fluxo de turistas”. No ano passado foram cerca de 50 mil as pessoas que utilizaram este meio de transporte para visitar a lagoa do Fogo.
Este ano, foi feito um reajustamento no serviço com vista a garantir maior frequência de viagens e reduzir o tempo de espera. Segundo o Governo Regional, “serão quatro os autocarros a servir as linhas Vermelha e Verde e cinco os pontos de paragem turística, sendo que os passageiros com o mesmo bilhete podem decidir fazer um ou ambos os itinerários, sair do autocarro numa das paragens e retomar o percurso quando o desejarem”.
A linha Vermelha tem início na Caldeira Velha (Ribeira Grande), passa pelo Miradouro da Bela Vista, Pico da Barrosa e Miradouro da Lagoa do Fogo, e inclui regresso à Caldeira Velha, enquanto a linha Verde começa na Casa da Água (Lagoa), passa pelo Pico da Barrosa e Miradouro da Lagoa do Fogo, e termina na Casa da Água.
Os bilhetes, que são gratuitos para os residentes nos Açores, custam 5€ para não residentes a partir dos 6 anos.
“Com este serviço criámos melhores condições do espaço para uma experiência muito mais tranquila. Houve diminuição do tráfego automóvel na estrada e até mesmo da utilização dos parques de estacionamento nos miradouros”, realçou a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, citada numa nota difundida pelo Governo Regional.
A governante reconhece que o número de utilizadores verificado em 2023 “demonstra o sucesso da medida e a adequação da solução para ordenar os fluxos turísticos e disciplinar a visitação de uma das mais emblemáticas atrações dos Açores”.