Açores reforça promoção turística internacional

A Associação de Turismo dos Açores faz o balanço da atividade no primeiro semestre, relativamente à sua presença em feiras e a press e fam trips realizadas na Região Autónoma, defendendo que as mesmas representaram um reforço da promoção e a aposta em mercados mais diversificados.
A promoção externa dos Açores como destino turístico na primeira metade de 2022 concretizou-se em várias frentes, a começar pela presença da Associação de Turismo dos Açores (ATA) em seis feiras e ações internacionais no Canadá, Espanha, Estados Unidos e França, além da BTL em Portugal.
A ATA afirma, em nota à imprensa, ter também apostado numa maior diversificação, face a 2019, dos mercados convidados para a organização de fam trips com operadores turísticos, tendo a região recebido profissionais de Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia, República Checa e Reino Unido.
“Estes números são um reflexo do trabalho que a Associação de Turismo dos Açores tem vindo a desenvolver na promoção da Região como destino turístico junto de mercados internacionais estratégicos. Além do esforço por uma oferta turística cada vez mais qualificada, acreditamos que é fundamental dar a conhecer na primeira pessoa tudo que se pode descobrir no nosso arquipélago”, refere Carlos Morais, Presidente da Associação de Turismo dos Açores.
De referir também que no primeiro semestre de 2022, os Açores foram visitados por mais jornalistas e meios de comunicação internacionais e nacionais do que no período homólogo de 2019. Ao todo, a região recebeu 73 jornalistas (mais 10 do que em 2019), tendo sido realizadas 20 visitas de imprensa (+3), com a ATA a destacar a visita de publicações como o “Le Figaro”, “The Telegraph”, “The Times” ou “Cosmopolitan”.
“A promoção do destino através de um aumento sustentado e ponderado de press trips, fam trips e participação em feiras internacionais é uma peça importante na nossa estratégia global e contribui ativamente para chegar a mercados que estão identificados por nós como tendo muito potencial. Com uma acessibilidade cada vez melhor – recentemente, demos conta de que na primeira metade de 2022 a região passou a ter o triplo das rotas aéreas –, acreditamos que esta promoção vai continuar a dar frutos e contribuir para colocar os Açores num lugar de destaque para os visitantes estrangeiros”, acrescenta Carlos Morais.
De sublinhar que, segundo os dados do INE, o número de dormidas nos açores superou, em julho, o do mês homólogo de 2019. O número de hóspedes também aumentou, com a região a receber 100.567 hóspedes, contra os 99.705 verificados no mesmo período de 2019.