Açores querem subir nos níveis de sustentabilidade

Os Açores, primeiro e único arquipélago a obter a certificação de “Destino Turístico Sustentável” estão a trabalhar para garantir o Nível III de Prata já este ano, e conseguir, em 2024, chegar ao Nível Ouro.
A indicação foi dada por Berta Cabral, secretária regional do Turismo dos Açores, ao intervir, sexta feira, no III Encontro do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, a que presidiu. Este órgão foi instituído por Resolução do Conselho do Governo, no âmbito dos requisitos de certificação da região como “Destino Turístico Sustentável”.
Na reunião, foram debatidas questões relativas ao processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável” e à estratégia para o desenvolvimento do turismo, avaliando, de forma sucinta os meses de pico de procura e perspetivando novas oportunidades de evolução para os próximos anos.
“É importante dizer que os Açores, apesar de serem um destino jovem, vão à frente nestas questões, pois há destinos concorrentes e muito mais maduros que estão a procurar fazer o mesmo caminho que nós. E quando nos tentam seguir é sinal de que aquilo estamos a fazer está bem feito”, adiantou a responsável pela pasta do turismo.
Adiantando que a sustentabilidade terá um papel central na nova versão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que deverá estar concluída no próximo ano, mas, sobretudo, “no desenvolvimento de toda a cadeia de valor do setor”, Berta Cabral recordou, a propósito, que os Açores se mantêm como a primeira e única região arquipelágica no mundo com esta certificação, adiantando que a região está a trabalhar para garantir o Nível de III de Prata já este ano, de modo a chegar ao Nível Ouro em 2024.
O Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores tem como objetivo o acompanhamento e o envolvimento no processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável”; na gestão da atividade turística; no acompanhamento da atividade do Açores DMO; e na implementação do PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores.